Saturday, February 24, 2007

Portugal e Espanha fazem avaliação conjunta

Sobre as suas políticas para as pessoas com deficiência

Portugal e Espanha iniciam em Janeiro uma avaliação conjunta das suas políticas para as pessoas com deficiência, anunciou a secretária de Estado da Reabilitação, Idália Moniz.

São necessários "instrumentos de avaliação das políticas que vamos desenvolvendo", disse a secretária de Estado, na Lousã, nas comemorações locais do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

O projecto que agora vai avançar na Península Ibérica foi anteriormente proposto à UE, para ser desenvolvido em 2007, no âmbito da presidência portuguesa da comunidade.

"Não houve abertura, nem receptividade das instâncias comunitárias nesse sentido", declarou aos jornalistas no final da sua intervenção no auditório da Biblioteca Municipal da Lousã.

Idália Moniz explicou que, em diálogo com a sua homóloga do espanhola Amparo Valcarce, que detém idênticas competência no governo de Madrid, foi constituído um grupo de trabalho bilateral ao qual cabe "trabalhar as matérias e indicadores" das políticas dos dois Estados para as pessoas com deficiência.

Este projecto conjunto será desenvolvido no âmbito do protocolo de cooperação entre os governos de Portugal e Espanha.

Depois, segundo a governante, o grupo de trabalho "fará a medição do impacto destas políticas junto das pessoas".

Da parte portuguesa, o grupo de trabalho integra técnicos do gabinete da secretária de Estado e a secretária nacional para a Reabilitação, Luísa Portugal.

Fonte: Jornal de Notícias

No comments: