Tuesday, February 13, 2007

Reunião com o Agrupamentos das escolas, CML, ARCIL, Escola Profissional da Lousã

Decorreu uma reunião no dia 04/07/06, no Auditório da Biblioteca Municipal da Lousã, tendo como objectivos a adesão a um concurso nacional, no âmbito do Projecto “Escola Alerta” e a proposta de se fazer também um concurso local, no concelho da Lousã.

Estiveram presentes o Provedor, José Ernesto Carvalhinho, o Vereador do Pelouro da Educação, Dr. Jorge Alves e o Dr. Carlos Batista, responsável técnico pelo Sector de Educação. O projecto irá ser coordenado por este, como representante da Câmara e pelo Professor Leonardo, elemento do grupo técnico da Provedoria, bem como, pelos responsáveis dos agrupamentos das escolas, escola secundária, escola profissional e a ARCIL, também presentes na reunião.

O Dr. Francisco Carvalho, coordenador nacional do Projecto “Escola Alerta”, pertencente ao Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, fez uma apresentação do mesmo.

O Projecto define-se como um concurso a nível nacional, que tem como objectivo sensibilizar as crianças e jovens para a importância das acessibilidades no dia-a-dia das pessoas com deficiência. O concurso prevê uma componente de reflexão e outra de inventariação das barreiras sociais, de comunicação, urbanísticas e arquitectónicas – e na proposta de soluções para a sua eliminação.

Participaram ainda, as professoras do Agrupamento de Escolas de Tondela, onde mostraram com grande entusiasmo, os trabalhos vencedores dos seus alunos (anos lectivos de 2004/05 e 2005/06).

Estiveram presentes também os patrocinadores do concurso local, Dr.ª Marina Leal a representar a Farmácia Serrano e e Sr Carlos Magro – Livraria Magro.

No comments: