Wednesday, February 14, 2007

UM PROJECTO PARA TODOS

Imagine uma longa escada. Está à sua frente a vai ter de a subir, mas a inclinação dessa escada é tão acentuada, que se torna ainda mais difícil ultrapassar todos os degraus. Mas vai ter de a subir, porque não há outro caminho para chegar ao seu destino. Não sei se tem filhos pequenos, mas imagine que está a transportar uma criança num carrinho… Ou que partiu uma perna e anda apoiado em “canadianas”…

A escada torna-se enorme, certamente! Mas, imagine, ainda, que não tem os seus frescos vinte e tantos ou trinta e tantos anos, mas uns pesados 70 ou 80… A escada já aumentou de tamanho, não?...

Este é o drama que diariamente milhares de cidadãos deste país têm de enfrentar, sempre que precisam de se dirigir a locais públicos, projectados sem grandes cuidados em relação às acessibilidades ou construídos nos séculos passados, quando não havia grandes preocupações com os cidadãos portadores de deficiência. Mas este drama não tem necessariamente de existir, desde que as vontades individuais, políticas e financeiras se conjuguem no esforço de lhes pôr fim.

É isso que tem vindo a acontecer na Lousã, onde desde há muito estas questões têm merecido o interesse de todos. E é no seguimento desse esforço que nasce este projecto, cuja ideia tem a sua génese em 2003, o “Ano Internacional da Deficiência”: a criação da “Provedoria dos Deficientes” e deste sítio. A semente deu fruto e a árvore foi crescendo, unindo os cidadãos, já que a criação deste projecto foi aprovada não apenas pelo Executivo Camarário, mas por todos os elementos que compõem a Assembleia Municipal da Lousã. O projecto conta, igualmente, com a participação e colaboração de todas as Juntas de Freguesia, que já estão a trabalhar em parceria com a Provedoria, para implementar projectos concretos. Está, já, também, em funcionamento, o “Grupo Técnico de Acessibilidades – GTA”, que integra especialistas nas áreas de planeamento urbanístico e pessoas com limitações físicas, que colaboram com a visão resultante da sua experiência de vida. A Lousã é, mais uma vez, pioneira, fazendo parte do primeiro grupo de Municípios (só há três no país) que abraçaram este conceito da criação de uma “Provedoria da Deficiência”, ideia que está alicerçada no desejo de tratar a todos com igualdade, respeitando as diferenças de cada um.

Esperamos, agora, que os Lousanenses colaborem neste esforço, criticando, mandando fotos, enfim, comunicando, para que se possam resolver problemas e fazer da Lousã uma vila ainda mais feliz … Para TODOS!

O Provedor, José Ernesto Carvalhinho de Paiva

No comments: