Monday, January 21, 2008

Lousã vai ser o primeiro destino “acessível a todos”

provedor

A Câmara e a Provedoria Municipal das Pessoas com Deficiência da Lousã anunciaram ontem a apresentação, para breve, do plano de acção do projecto “Lousã: destino turístico acessível”. Em causa está um projecto pioneiro em Portugal, que já mereceu rasgados elogios.

Fernando Carvalho, presidente da autarquia, salientou o investimento efectuado no sector do turismo nos últimos anos, em especial na oferta de alojamento, referindo que «agora queremos agregar o turismo acessível para todos». «Pretendemos deixar de ter barreiras para aqueles com algumas dificuldades», acrescentou o autarca socialista, que anunciou para este ano alguns investimentos nesta área na apresentação do projecto.


O Plano de Actividades e Orçamento para este ano contempla verbas para a requalificação da rua que vai da igreja matriz à fábrica do Papel do Prado, no Penedo, e da praia fluvial da Senhora da Piedade (Burgo) e eventualmente a de Serpins.


“Lousã: destino turístico acessível”, cujo plano de acção está em fase de conclusão, «surge como condição de integração das funções humanas do território, para o diferenciar relativamente a destinos turísticos concorrentes», de modo a acolher o mercado dos turistas portadores de incapacidade.


O estudo vai definir a oferta de estruturas e serviços turísticos acessíveis a todos e preconiza a constituição de uma estrutura de missão que crie as condições para a entidade coordenadora que assumirá o plano de acção.


A estrutura de missão deverá ser composta por entidades locais, que terão responsabilidades em termos da concretização de candidaturas específicas previstas no plano de acção.


A entidade coordenadora deve ter incumbida a tarefa de gerir o destino turístico, sendo responsável pelos investimentos, acções e iniciativas que favoreçam a acessibilização da oferta turística da Lousã como um todo.

“Lousã começa a ser exemplo”

António Fontes, da empresa que elaborou o projecto, disse que o documento foi apresentado às instâncias nacionais com responsabilidades nas áreas da reabilitação e turismo, tendo recebido elogios e manifestações de apoio.


Acrescentou ainda que, na Lousã, estão reunidas «as condições para se iniciar um projecto exemplar», assente num sistema de certificação da acessibilidade na oferta turística.


Presente na cerimónia, a directora do Instituto Nacional para a Reabilitação, Luísa Portugal, afirmou que a «Lousã começa a ser um exemplo, com um percurso muito característico e personalizado, que tem na ARCIL um instrumento muito importante».


«A verdade é que há outras instituições também interessantes e pessoas sensibilizadas noutros locais e noutras comunidades que não atingiram este nível de quase excelência», sublinhou.

«A Lousã ainda não é completamente um destino turístico acessível, mas penso que já completaram a parte mais difícil do trabalho que é sermos capazes de falar sobre o preconceito, as discriminações, perceber e valorizar que há pessoas diferentes, trabalhar para inclui-las no dia-a-dia da comunidade», acrescentou Luísa Portugal.


Foram ainda entregues na sessão 33 selos “Lousã Acessível” a entidades privadas e públicas, que certificam os estabelecimentos que recebem público e possuam condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada.


A Provedoria Municipal das Pessoas com Deficiência da Lousã tem como missão dinamizar a criação de novas situações que favoreçam as pessoas com mobilidade reduzida e dar resposta aos portadores de deficiência para que tenham acessos mais simples e fáceis às entidades públicas e privadas.

Fonte: Diário de Coimbra

No comments: