Monday, October 27, 2008

Grupo Técnico de Acessibilidades reúne

provedoria

Grupo Técnico de Acessibilidades reúne

Bancos e escolas alvo de levantamento a nível de acessibilidade

Reuniu na manhã do dia 4, no Lagar Mirita Sales, o Grupo Técnico de Acessibilidades da Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade.



O encontro teve como objectivo apresentar o ponto da situação de alguns projectos em que a provedoria está envolvida. Além do projecto “Lousã: Destino de Turismo Acessível” (ver texto ao lado), foram apresentados os levantamentos efectuados pela provedoria a nível de acessibilidade, feito o ponto da situação do percurso “Trilho do Espigão Acessível” e ainda do “Selo Acessível”.

A provedoria analisou a acessibilidade de instituições bancárias, dos multibancos e dos jardins-de-infância, escolas básicas e EB2,3. “Conversámos com os gerentes dos bancos para resolver as anomalias encontradas e as restantes necessidades, nomeadamente a nível dos estabelecimentos de ensino, foram encaminhadas para a Câmara Municipal, que é a entidade responsável”, referiu a técnica Isabel Dias. “O caso da EB 2,3 é que está parado até se definir quem fica com as instalações, se a Câmara ou o Ministério da Educação”, referiu o Provedor Municipal das Pessoas com Incapacidade, Ernesto Carvalhinho. “Mas era bom que fossem feitas obras com urgência”, atalhou João Henriques, assessor do provedor, na medida em que há crianças com deficiência a frequentarem o estabelecimento. A principal prioridade encontrada é a criação de uma casa de banho adaptada, ainda inexistente.

Foi também dado a conhecer o ponto da situação do percurso pedestre “Trilho do Espigão Acessível”, sendo o único caminho pedestre acessível já projectado. O percurso foi pensado para que seja possível a observação dos veados, usufruindo da paisagem serrana. Tratando-se de um percurso acessível a todos, está a ser pensada a instalação de pisos sensoriais, bem como a colocação de sinalética adaptada. Como, entretanto, foi instalado no local um parque eólico, António Queirós, técnico de percursos pedestres, está em conversações com a empresa que instala as turbinas a fim de conseguir algum financiamento para a criação do percurso. Em relação ao selo acessível, serão entregues, no dia 10 de Novembro, mais dísticos, alguns a oficinas e fábricas, ultrapassando-se a fasquia de mais de cem selos atribuídos.

Fonte: Jornal Trevim

No comments: