Monday, October 27, 2008

Lousã acolhe reunião do projecto MIT

projecto MIT

Lousã acolhe reunião do projecto MIT
Turismo de natureza une ibéricos

Decorreu quarta-feira, dia 1, na Lousã, uma reunião de trabalho sobre turismo de natureza, no âmbito do projecto “MIT - Mobilidade, Inovação e Território”, que visa promover a valorização da realidade territorial das regiões Centro de Portugal e de Castilla e León, em Espanha

MARIA JOÃO BORGES

UMA VEZ QUE AS DUAS REGIÕES ESTÃO LIGADAS EM TERMOS GEOGRÁFICOS, CONSTITUINDO O CORREDOR IRUN-PORTUGAL, COM INSFRA-ESTRUTURAS DE TRANSPORTES RODO E FERROVIÁRIAS RECONHECIDAS A NÍVEL EUROPEU, FOI ASSINADO UM PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO EM 2005 ENTRE A JUNTA DE CASTILLA E LÉON E A COMISSÃO DE COORDENAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO CENTRO, PARA A CRIAÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE TRABALHO QUE DEFINISSE ESTRATÉGIAS DE ACÇÃO PARA A DINAMIZAÇÃO DE INICIATIVAS DE COOPERAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA EM DIVERSOS SECTORES. A IDEIA É ATRAIR NOVAS ACTIVIDADES ECONÓMICAS, POTENCIAR PÓLOS INDUSTRIAIS, CRIAR SERVIÇOS COM MAIOR VALOR ACRESCENTADO E INCENTIVAR A INOVAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO.

O projecto inclui seis temáticas, uma delas é o turismo. Após uma primeira fase, em que se procedeu ao diagnóstico da situação turística em ambos os territórios, já está em curso uma segunda fase, que inclui abordagens sobre turismo cultural e património, turismo rural e eno-turismo, turismo gastronómico e turismo de natureza. Foi no contexto do turismo de natureza que se realizou a reunião da Lousã, que procurou definir linhas de acção estruturante para o desenvolvimento do turismo de natureza nas duas regiões.

Elisabeth Kastenholz, perita de turismo da Universidade de Aveiro convidada para efectuar o estudo das duas regiões em causa, realçou na sua intervenção alguns factores chave para desenvolver destinos de natureza. A diversidade de recursos naturais, a existência de espaços naturais protegidos, boas acessibilidades, limpeza e conservação das zonas envolventes, adequadas infra-estruturas de acolhimento, sinalização e equipamentos básicos e excelentes guias e monitores com conhecimento de idiomas foram alguns dos elementos fundamentais apontados.

“Desta reunião vai resultar um documento a realizar por todos os elementos da equipa de trabalho. Será um resumo que servirá para fundamentar o tema do turismo de natureza no âmbito deste projecto, com acções muito concretas de desenvolvimento e de actuações conjuntas”, referiu Filipe Carvalho, lousanense convidado pela CCDRC a integrar a equipa como especialista de turismo da região centro.

Além dos elementos que trabalham directamente para o projecto MIT, foram convidadas para estarem presentes na reunião várias entidades ligadas ao turismo de natureza, a fim de contribuírem para uma reflexão conjunta sobre o tema. Destacando-se a participação de três espanhóis, da Universidade de Salamanca e da Fundação Património Natural de Valladolid, compareceram elementos do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, ADXTUR, da empresa "Accessible Portugal", a primeira agência de viagens de turismo acessível de Portugal, Entidade Regional de Turismo, Agência de Promoção Turística do Centro de Portugal, entre outras.
Fonte: Jornal Trevim

No comments: