Monday, July 13, 2015

Produtos de apoio podem fazer-se com as próprias mãos


provedor


O congresso da Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade (SUPERA), realizado na Lousã, dia 27, mostrou que é possível fazer tecnologias de apoio com as próprias mãos e a baixo custo, através do uso de materiais recicláveis


Cláudia Ribeiro apresentou um guia criado por si, no âmbito do mestrado em Engenharia da Reabilitação, em que mostra como se podem fazer em casa produtos simples que podem resolver situações complexas. "Este guia tem o propósito de oferecer uma lista de produtos de apoio funcionais e mais baratos, promovendo a autonomia", referiu a investigadora, sublinhando que o guia apresenta dicas em diversas categorias para ajudar as pessoas no seu dia-a-dia, nomeadamente nas áreas da alimentação, higiene e vestuário, recreação e lazer, entre muitas outras. "O objetivo é transmitir a informação de que os produtos de apoio de baixo custo existem e que há a capacidade de os criar de forma sustentável", referiu ao Trevim o presidente da SUPERA, David Fonseca, aludindo aos objetivos do congresso, intitulado "Acessibilidade Sustentável".

Cláudia Ribeiro integra o grupo de engenheiros de reabilitação, um curso que só é ministrado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e que está condenado a fechar. Conforme explicou Francisco Godinho, o coordenador desta formação, a falta de procura levou a reitoria a não permitir a abertura de mais vagas.

No entanto, a importância do curso, sobretudo para a formação de profissionais para trabalharem em empresas fornecedoras de produtos de apoio, câmaras municipais, entre outras entidades, leva a Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade a lutar pela sua continuidade "A SUPERA vai tentar colocar o curso noutra universidade", disse ao Trevim o líder da associação, argumentando que a população está cada vez mais envelhecida que precisa de tecnologias para melhorar a sua qualidade de vida.

O guia para criação de produtos de apoio pode ser encontrado no endereço http://www.portugalacessivel.com/


Fonte; Jornal Trevim

No comments: