Wednesday, July 1, 2015

História e estórias da ARCIL contadas em livro

Pessoas e entidades receberam lembranças em prol do trabalho desenvolvido

Obra inclui DVD com informação adicional
A Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã (ARCIL) escreveu mais uma bonita página da sua história ao apresentar, no último sábado, dia 20, o livro “ARCIL - Pessoas, Ideias e Afectos”.
Roque Amaro (professor no Departamento de Economia Política no Instituto Universitário de Lisboa) foi o convidado de honra para apresentar a obra. Durante o seu discurso, que decorreu na sede da instituição, o professor universitário disse sentir-se “privilegiado” pelo convite, tendo em conta que a ARCIL “sempre foi uma referência” para o próprio. Já José Ernesto Carvalhinho (presidente da Direção de 1983/2001 e coautor do livro) falou na importância do trabalho desenvolvido pelas várias pessoas e entidades em prol da obra, referindo tratar-se de “um projeto de amizade, cooperação e boas vontades”. A mesma opinião foi partilhada pelo historiador João Pinho, o outro coautor, ao relatar que a obra foi produzida, “por um grupo que funcionou como uma família, sempre unida e firme nos objetivos a cumprir”.
Presente na cerimónia, que contou com numerosa assistência, o presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes,  declarou que “este é um momento muito importante na vida da instituição e que mais do que a valia da componente histórica, sempre relevante, significará um estímulo para a sua evolução”.  Por sua vez, Rui Ramos, atual presidente da Direção, sublinhou tratar-se de um “documento que marca a história da ARCIL e da reabilitação em Portugal”.
Quatro anos de investigação
Com mais de 500 páginas da história e de estórias da instituição, a obra que conta com a participação de várias pessoas, entre elas, o investigador em arte, design e sociedade, Sérgio Eliseu, relata, entre outros assuntos, o papel dos fundadores, a ação da Comissão Instaladora, os primeiros corpos gerentes com António Maio, a presidência de Ernesto Carvalhinho, ou a ARCIL no séc. XXI com Marques Leandro e Rui Ramos.
O livro destaca-se ainda por representar um compromisso entre os aspetos técnicos e históricos, sendo profusamente ilustrado com fotografias. Inclui um DVD com informação adicional e revela na sua conceção preocupações com a acessibilidade e novas tecnologias. O projeto mereceu o alto patrocínio da Presidência da República, o suporte financeiro da Câmara Municipal da Lousã, Licor Beirão, EFAPEL (entre outros) e o apoio tecnológico da ESEC TV e CEC/AACoimbra. 
Fonte: Jornal Trevim

No comments: