Thursday, January 2, 2014

Uma lição de cidadania

rampa nova

                                   Polivalente da ESL em festa inclusiva

O Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência festejou-se na manhã do passado dia 3 de dezembro, no Polivalente da Escola Secundária da Lousã (ESL).

O programa de celebrações foi de índole teórico-prática, envolvendo os jovens do Agrupamento de Escolas da Lousã nas problemáticas que concernem a pessoa portadora de deficiência, sensibilizando para uma cidadania justa e inclusiva.

A data foi assinalada pela entrega de ajudas técnicas no valor de 2.600€ a lousanenses portadores de deficiência e à Liga de Amigos dos Bombeiros da Lousã – integrada no “ProjetoTampinhas”, assim como pela inauguração da rampa de acessibilidade ao palco da escola pela autarquia. Filomena Henriques e Lourdes Antunes, docentes de Educação Especial da ESL e coorganizadoras da iniciativa, aliaram a data à proximidade com o Natal para “juntar todos os alunos com e sem incapacidade”, incentivando-os a “conviver” num espaço comum que é a escola.

O ambiente de festa proporcionado pela atuação de Ramiro Simões e Ariel Rodrigues(discente) foi prolongado pelas atividades interativas, “Os cinco sentidos e a mobilidade”, dasquais os jovens destacaram a Gincana de Cadeira de Rodas. As experiências sensoriais apelaram também aos parceiros, ARCIL, Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã (PMPIL) e Agrupamento de Escolas, que se entregaram ao visionamento de vídeos com vendas e tampões, a provas cegas e identificação de objetos pelo tato.


provedor e gt
Inauguração de rampa de acessibilidade
 
João Henriques, provedor da PMPIL aproveitou a ocasião para inaugurar uma rampa de acesso recentemente instalada junto ao estacionamento da Escola Básica 2,3 da Lousã, com a inclinação aconselhada e textura distinta do restante pavimento. O presidente afirmou tratarse de “uma marca da igualdade de direito para todos” que “facilita o trabalho dos motoristas da ARCIL e o acesso dos respetivos clientes” aos locais públicos. || Cláudia Santos

Fonte: Jornal Trevim

No comments: