Friday, January 31, 2014

Aposta nas acessibilidades e turismo pela Câmara da Lousã

painel de oradores


Um estrato de um artigo do Jornal Diário as Beiras onde informa o dia-a-dia do Presidente da Câmara da Lousã.

O período da tarde, após o almoço, é reservado para a visita a algumas obras. Mas a primeira paragem é na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro.
O Presidente participa na abertura do seminário “Sexualidade e Afeto”, organizado pela autarquia e pela Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade, quem tem como Provedor João Henriques. A inclusão é, nota-se, uma das questões que são caras a Luís Antunes.
Com a existência da ARCIL (Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptadas da Lousã), cujo presidente, Rui Ramos, esteve também presente no seminário, e a criação da Provedoria Municipal, a Lousã será um dos municípios com mais trabalho e provas dadas na área da inclusão, mas Luís Antunes pretende que “ a comunidade lousanense seja mais inclusiva”.
A preocupação com a melhoria das acessibilidades, nomeadamente para as pessoas com deficiência, não é alheia a este anseio. Um cuidado que levou a Lousã, já há alguns anos, a ser o primeiro destino turístico acessível em Portugal.
O empenho neste projeto mantém e, de resto, algumas das obras que o presidente visita, nesta tarde, visam justamente a melhoria das acessibilidades: num passeio, junto ao chamado “cruzamento das farmácias”, coloca-se uma rampa; noutro local constrói-se uma escadaria, substituindo um acesso com degraus irregulares.  

Fonte: Diário as Beiras

No comments: