Tuesday, May 22, 2007

Filme sobre a “Lousã Acessível”

Encontra-se em funcionamento na Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã o SIM-PD (Serviço de Mediação e Informação para Pessoas com Deficiência), na sequência de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal da Lousã e o Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência.

O objectivo deste serviço é fazer um atendimento de qualidade aos cidadãos com deficiência, identificando e compreendendo as dificuldades que apresentam, facultando-lhes a informação necessária e apoiando-os activamente na procura da solução adequada.

Neste sentido, o SNRIPD está a promover a criação de um filme, nos vários municípios aderentes a este projecto (SIM-PD), cuja finalidade é englobar algumas imagens de espaços/serviços acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada.

No dia 17-05-07, uma equipa de filmagens do SNRIPD deslocou-se à Lousã, tendo captado várias imagens de espaços/serviços públicos já acessíveis, nomeadamente, CTT, Bombeiros Voluntários Municipais, Centro de Saúde, Câmara Municipal da Lousã, Auditório da Biblioteca Municipal, Cine-teatro, Museu Etnográfico Louzã Henriques (…) e também privados, como Restaurante com ementa em braille, Farmácia, Pastelaria, entre outros.

No final, foram feitas filmagens no Gabinete da Provedoria, onde se realiza o atendimento, estando também presente, o João Henriques, Assessor do Provedor.

No comments: