Tendo em conta a dinâmica da Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da vila da Lousã (PMPIL), o Trevim quis saber a opinião do provedor João Henriques sobre esta temática que atinge todos os cidadãos
Para além das acções de sensibilização, a Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã faz o acompanhamento de projetos e obras, contribuindo com propostas e sugestões, do ponto de vista da acessibilidade. As requalificações na Rua do Comércio e na Rua General Humberto Delgado são prova disso. O provedor referiu que “os tempos de crise” dificultam a conclusão de obras, mas, durante o seu mandato, já foram executadas várias alterações estruturais no concelho, nomeadamente na entrada da Alameda Carlos Reis, na zona circundante à Praceta Sá Carneiro, no acesso às escolas e às praias fluviais, entre outras. Luís Antunes revelou em sessão de Câmara que o novo plano de trânsito do concelho contemplará propostas de melhoramentos estruturais, de trânsito e de acessibilidade.
Turismo acessível
As duas entidades, PMPIL e autarquia, têm trabalhado em parceria desde 2007, momento da criação do projeto “Lousã, Destino de Turismo Acessível”. João Henriques esclareceu que esta parceria foi proposta pela provedoria “sempre sensível à temática da acessibilidade”. De acordo com o provedor, a iniciativa tem trazido vantagens tais como a “melhoria da posição competitiva e da imagem do concelho, o aumento dos níveis de ocupação na época baixa, uma maior mobilização dos agentes locais para trabalharem propostas turísticas em rede e o reforço da sustentabilidade social do turismo local”.
Ao Trevim João Henriques referiu que a provedoria “tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida na Lousã, para quem a visita e para quem é residente”, referindo ainda que os projetos não se esgotam no centro da vila.
Concluiu dizendo que o objetivo é “eliminar progressivamente, desde as barreiras sociais, urbanísticas e arquitetónicas, às da comunicação, englobando toda a diversidade humana para que assim se permita o pleno gozo da sua cidadania”.
Dia dedicado à acessibilidade
As ações da PMPIL, pretendem atingir públicos diversificados nas áreas da “educação, cultura e saúde, com destaque para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Exposição de Fotografia “Com os Meus Olhos” e o “Seminário Sexualidade e Afetos”.
Cláudia Santos
Fonte: Jornal Trevim
No comments:
Post a Comment