Wednesday, April 23, 2014

Discutida tecnologia no apoio aos deficientes

discurso da SUPERA

 Na Lousã, Provedoria Municipal recebeu cerca de uma centena de pessoas, de todo pais, para debater as tecnologias, enquanto ajuda para as pessoas deficientes.

Provedor Municipal da LousãA SUPERA – Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade em conjunto com a Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã, promoveram, no passado sábado, na Lousã, o Seminário “e-Acessibilidade 2014, que contou com a presença de cerca de uma centena de participantes.

A iniciativa, que contou com o apoio da Câmara Municipal da Lousã e da Arcil, cumpriu um objetivo antigo da Provedoria Municipal, ao querer abordar a temática da tecnologia de apoio ás pessoas com incapacidade, tendo contado com a presença, por exemplo, de dois tradutores de língua gestual.

Eng. Márcio Martins e David FonsecaSegundo o provedor municipal, João Henriques, foram realizadas << várias demonstrações da acessibilidade tecnológica desde a da televisão até a internet ou museus e produtos de low-cost com equipamentos específicos de acessibilidade vários especialistas da área da engenharia de reabilitação>>.

A sessão de abertura contou com a presença do Vereador Hélder Bruno, que referiu a << importância destes eventos para a Lousã como uma acessibilidade em  com a inclusão social>>, sendo a autarquia representada no encerramento pela Autarca Anabela Rodrigues.
O presidente da Supera, inovou ao discursar em língua gestual sendo traduzido por uma especialista, enquanto o provedor municipal referiu que, << a Lousã é, foi e será sempre um local aonde a acessibilidade é preocupação constante e que se esta sempre a renovar e atualizar para que todos tenham direito a sua cidadania>>.

participantes e cão guiaDisse ainda que, << hoje em dia é impossível falar de acessibilidade sem falar de tecnologia ambas complementam-se uma a outra nesta sociedade contemporânea, pois a tecnologia encontra-se num simples objeto como um telefone, um transporte público até a mais complexa a internet que tem ferramentas próprias>>.

Mais de uma centena de pessoas marcou presença nesta iniciativa, que decorreu na Alameda Carlos Reis, sendo que a maioria, segundo João Henriques, era de fora da Lousã, nomeadamente alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, assim como <>.


megik key
Fonte: Diário de Coimbra

No comments: