Thursday, August 16, 2012

Provedoria vai apostar na educação para a acessibilidade

Provedoria
       
     João Henriques tomou posse como provedor
Foi um salão nobre cheio aquele que ontem aplaudiu, em pé, o novo provedor da Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã, João Henriques, numa cerimónia onde este e o próprio grupo técnico e o recém criado Conselho Consultivo tomaram posse, assinalando a continuidade de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos no concelho.
João Henriques assumiu-se preparado para abraçar este desafio que já acarinha desde 2006, altura em que se tornou assessor do primeiro provedor das pessoas com incapacidade da Lousã, Ernesto Carvalhinho, que, agora passará a coordenar o recém criado Conselho Consultivo confessando esperar «fazer o melhor», e pedindo «ao grupo técnico criatividade para defender os direitos de todos» e a «colaboração de todos os lousanenses» neste trabalho.
«Pedi ao grupo técnico empenho e criatividade porque nos tempos que vivemos se não formos criativos torna-se tudo mais difícil», explicou aos jornalistas, à margem da cerimónia, assumindo que não havendo financiamento para grandes obras, há pequenas, grandes coisas que podem começar desde já a ser feitas.
«A educação para a acessibilidade vai ser uma das grandes bases, porque as crianças serão o futuro deste país e é nelas que a provedoria deve investir», assinalou, explicando que a provedoria vai apostar essencialmente em «ações de sensibilização, seminários e outras iniciativas do género».
Como provedor, assume, pretende trabalhar em contacto permanente com os cidadãos. «Tento estar sempre muito perto do cidadão, ando sempre pela rua e penso que isso cria uma maior proximidade», salienta, sublinhando que já trabalhava assim enquanto assessor do provedor.
Já a equipa que o acompanha é para o responsável a ideal. «São as pessoas certas para o local certo, tanto no grupo técnico, como no Conselho Consultivo», defende, salientando que decidiu criar este órgão, de forma a integrar pessoas com provas dadas nesta área que possam aconselhar a provedoria. Em suma, um provedor escolhido por ser uma pessoa «reconhecida por todos, um lousanense, um cidadão com incapacidade e ao mesmo tempo uma pessoa com vastos conhecimentos nesta área», como salientou o presidente da Câmara Municipal. «É uma pessoa que tem ideias bem definidas relativamente ao que é necessário realizar», assinalou ainda Luís Antunes, defendendo tratar-se de «uma escolha acertada, justa para dar continuidade ao trabalho que é preciso desenvolver».
Um trabalho que, como explicou o edil, foi lançado em 2003, com a criação daquela que foi a segunda provedoria para as pessoas com incapacidade no país, tendo agora sido reativada depois da saída do anterior provedor, em 2010.
«De há algum tempo a esta parte tínhamos a intenção de reativar esta estrutura», assumiu o edil, concluindo pretender «continuar o trabalho desenvolvido nos últimos anos, e que a provedoria possa contribuir para que a qualidade de vida seja melhor, e para que a comunidade da Lousã seja uma comunidade mais inclusiva e solidária».

Fonte: Diário de Coimbra

No comments: