Thursday, August 16, 2012

Provedor da Deficiência/Incapacidade tomou posse

grupo tecnico
 
 
João Henriques é um dos destacados defensores da causa da deficiência na última década.
A Provedoria Municipal da Lousã das Pessoas com Incapacidade foi ontem formalmente reativada, com a tomada de posse de um novo provedor. João Henriques, um dos mais destacados defensores da causa da deficiência da última década assumiu o lugar, tendo em conta, como disse o presidente da câmara, Luís Antunes, “ que é um cidadão da Lousã, cidadão com incapacidade, mas com muito trabalho feito”. João Henriques, que se move em cadeira de rodas, escreveu o livro” Lousã acessível”, desenvolveu um site próprio sobre a causa, que funciona “há muitos anos”, foi assessor do anterior provedor e está sempre pronto para participar em ações de sensibilização sobre a temática.
De acordo com o novo provedor, a cerimónia de ontem “foi mais um proforma”, porque o trabalho nunca parou, desde que terminou o seu mandato em 2010.
Todavia, é a partir de agora que toda a estrutura de funcionamento fica operacional, com a existência de um “grupo técnico” e de um “conselho consultivo”
O novo dirigente considera que “não se vai trabalhar apenas para as pessoas com deficiência, é preciso ir às escolas fazer ações de sensibilização e defender acessibilidade também para as pessoas em geral, sejam mães com carrinhos de bebé, sejam idosos que já tem dificuldade em andar”.
O presidente da câmara Luís Antunes, acredita que, com esta estrutura, a “comunidade fica mais inclusiva e solidária”, acrescentando que a provedoria “terá toda a colaboração do executivo para o que for preciso”.

Fonte: Diário as Beiras

No comments: