Thursday, August 16, 2012

Novo provedor das pessoas com incapacidade toma posse

Presidente e Provedor

João Henriques aposta na educação para a acessibilidade
A educação para a acessibilidade é uma das principais apostas do novo Provedor Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã, João Henriques, empossado dia 19, no salão nobre da Câmara da Lousã, em conjunto com o grupo técnico e o conselho consultivo que o irá acompanhar no exercício das funções.
João Henriques, que tinha sido assessor do ex-provedor Ernesto Carvalhinho, assume agora a liderança da equipa, considerando fundamental a sensibilização para a temática da acessibilidade junto das escolas. Este novo ciclo vai estar mais focado na defesa de uma acessibilidade que vá para além da eliminação das barreiras arquitetónicas. "Há outros tipos de acessibilidade como a tecnológica e cultural, por exemplo, que devem ser tidas em conta", referiu João Henriques, apostado na realização de seminários e fóruns que abordem estas temáticas.
Com a intenção de exercer o cargo da forma mais próxima possível ao cidadão, o novo provedor esclareceu que a provedoria não tem apenas como destinatárias as pessoas com deficiência, mas também os mais idosos, as crianças, as mães com carrinhos de bebés, toda a gente que, em algum momento, esteja em dificuldade.
Para o presidente da Câmara Municipal da Lousã, a escolha de João Henriques é "justa, acertada e bastante pertinente". "É lousanense, uma pessoa com vastos conhecimentos nesta área, que publicou um livro sobre esta matéria, que tem um ‘site’, e que participou em ações de sensibilização para esta área", declarou Luís Antunes, garantindo o apoio camarário para o sucesso da missão.
Amândio Torres, presidente da Assembleia Municipal, considerou uma "decisão política acertada" a continuação da provedoria municipal das pessoas com incapacidade, depois de uma paragem de cerca de dois anos. "Depois de atingirem a notoriedade, estes projetos precisam de ser assumidos como vivos, permanentemente vividos para a melhoria contínua que se pretende alcançar", salientou o responsável.
A par da tomada de posse do provedor, foi também empossado o grupo técnico, que vai ajudar na realização dos projetos do organismo, bem como o conselho consultivo, uma novidade em relação à anterior nomenclatura. Este conselho reunirá menos vezes e servirá de órgão de aconselhamento ao provedor. Para coordenar este grupo, João Henriques convidou o anterior provedor, Ernesto Carvalhinho (ver listas). MJB
Grupo técnico
António Leonardo
Figueiredo Fernandes
Carlos Pires
João Bandeira
João Gaspar  
Edite Veríssimo
Marta Correia
Paulo Lopes
Paulo Carvalhinho
Verónica Pedro
Filipa Marques (secretária)

Conselho Consultivo
Ernesto Carvalhinho (coordenador)
Ana Garcia
António Fontes
Eugénia Lima
Fátima Gracinda
Filipe Carvalho
João Ramos
Mário Nicolau
Fonte: Jornal Trevim

No comments: