Tuesday, November 9, 2010

Na despedida do Provedor das Pessoas com Incapacidade

“Obrigado, Carvalhinho”

A cessação do mandato de Ernesto Carvalhinho como Provedor Municipal das Pessoas com Incapacidade encheu por completo o Salão Nobre da Câmara Municipal da Lousã no passado dia 22 de outubro. Uma despedida marcante em jeito de homenagem pelo trabalho de oito anos e uma visão estratégica: tornar a Lousã um destino de turismo acessível.

A presença massiva de público, a juntar à comparência da secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, do governador civil, Henriques Fernandes, de Marques Leandro, presidente da direção da ARCIL, do presidente Fernando Carvalho, dos provedores de outros municípios e muitos amigos “confirmaram” a qualidade do trabalho desenvolvido por Ernesto Carvalhinho que praticamente toda a sua vida esteve ao serviço da reabilitação.

No dia da sua despedida, o provedor passou a palavra aos outros, e depois da visualização de um vídeo com o “protagonista” Luís Pedro, e onde foi possível perceber o trabalho desenvolvido ao longo do seu mandato que permitiu uma efetiva melhoria da qualidade de vida para as pessoas com incapacidade e uma sociedade lousanense mais aberta à inclusão, o assessor João Henriques foi o primeiro a prestar uma homenagem ao Provedor Municipal das Pessoas com Incapacidade. “Era impossível fazer melhor, mudámos as acessibilidades, mas também as mentalidades”, sublinhou o jovem tetraplégico.

Por sua vez, Fernando Carvalho salientou a entrega e exigência de Ernesto Carvalhinho nas questões da acessibilidade. “Não é fácil trabalhar com ele pede tudo para anteontem, mas se quiséssemos fazer show-off nesta área poderíamos ter escolhido outra pessoa que não nos apresentasse os problemas”. Em jeito de brincadeira o autarca acrescentou que “o Carvalhinho fazia uma perseguição atroz aos funcionários da autarquia para a implementação das novas medidas”, teoria mais tarde corroborada por Idália Moniz. O presidente da Câmara terminou o seu discurso com uma só palavra dirigida ao provedor: “Obrigado”.

A cerimónia de cessação de mandato terminou com a intervenção de Idália Moniz que falou de um “concelho especial” pela capacidade empreendedora na área da acessibilidade, nomeadamente, no que concerne ao projeto “Lousã Destino de Turismo Acessível”, uma capacidade extensível a outras áreas da sociedade. Para a secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, “há toda uma dinâmica da sociedade civil introduzida pela ARCIL que faz com que um conjunto de famílias procurem o concelho. A vontade política e a visão estratégica de Ernesto Carvalhinho fazem com que a Lousã olhe para o futuro com um planeamento estratégico”.

A governante enalteceu ainda as características do provedor que pela sua postura, “não é subserviente, é humilde e por isso chega às pessoas e cria compromissos”.


Fonte: Jornal Trevim

No comments: