Wednesday, May 5, 2010

Entrega de Prémios do Concurso Local Escola Alerta

escola alerta

A Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã em Parceria com a Câmara Municipal promoveram no passado dia 30 de Abril de 2010, pelas 14H30m no Cine-teatro, a cerimónia de Entrega de Prémios do Concurso Local “Escola Alerta”, tendo como patrocinador as Construções Bandeira. Os prémios atribuídos foram cheques no valor de € 100,00 e bilhetes de cinema para as crianças.

No concurso participaram 6 estabelecimentos de ensino (Jardim de Infância de Casal de Ermio, JI e EB1 do Freixo, EB 1 de Casal de Santo António, EB1 de Santa Rita, EB1 de Vilarinho e a Escola Secundária) e a Associação Recreativa, Cultural e Social das Gândaras com o seu Prolongamento de Horário, perfazendo um total de 275 crianças. Tem como objectivo sensibilizar e mobilizar os alunos para a participação na superação da discriminação de que são alvo as pessoas em geral e em particular as pessoas com deficiências ou incapacidade, através da eliminação das barreiras sociais, da informação e comunicação, urbanísticas e arquitectónicas as quais dificultam ou impedem a sua acessibilidade, o pleno gozo dos direitos humanos e de cidadania e, consequentemente, o exercício efectivo dos seus direitos.

Os prémios foram atribuídos por categorias: Categoria 1: Jardim-de-infância do Centro Social de Casal de Ermio; Categoria 2: Agrupamento de Escolas Álvaro de Lemos – EB1 de Santa Rita; Categoria 3: Escola Secundária da Lousã; Categoria 4: Associação Recreativa, Cultural e Social das Gândaras e a Menção Honrosa para o JI/EB 1 do Freixo.

Os trabalhos apresentados espelham a crescente preocupação e tomada de consciência das crianças/jovens participantes na área das acessibilidades, e a ideia de que no futuro o compromisso social será cada vez maior e mais interventivo.

O júri foi constituído por João Henriques, José Moreira, Dr. Fátima Gracinda, Verónica Pedro e pelo Dr. Carlos Batista.

No comments: