ERNESTO CARVALHINHO
Lousã pensa "à frente"
Com a aprovação da candidatura ao Programa Operacional de Potencial Humano, afirma Ernesto Carvalhinho, Provedor Municipal das Pessoas com Incapacidade, e com a equipa que está em formação "estão criadas as condições para fazer da Lousã um lugar diferente e muito bom para quem nele habita e para quem o visita, especialmente as pessoas com incapacidade".
As pessoas que já aderiram ao projecto têm um papel importante a desempenhar: "pretendemos que tragam outras, de modo a que existe uma adesão forte de quem habita e de quem tem negócios no concelho". Por outro lado, explica Ernesto Carvalhinho, o projecto permitirá conhecer com detalhe a realidade da Lousã no capítulo da incapacidade, de modo "a encontrar medidas que resolvam este tipo de situações".
O provedor salienta as parcerias nacionais e internacionais estabelecidas até ao momento na sequência de um projecto que tornará o concelho o primeiro destino acessível do país, mas "qualificando de uma forma geral o turismo da Lousã".
Várias entidades locais "têm consciência dos benefícios" do projecto de que Ernesto Carvalhinho é um dos principais obreiro e, de acordo com o planeamento de obra já aprovados, "as pessoas vão sentir já no próximo ano mudanças concretas".
Para o Provedor Municipal das Pessoas com Incapacidade o projecto representa uma alteração radical no nível de intervenção. "Os objectivos e a actividade da provedoria passa de um nível de realização meramente local e, se quiser, da obrinha, para um trabalho global. Neste momento está em estudo um plano de acessibilidades que vai permitir ter legislação e perceber do que a Lousã precisa para ser mais acessível".
O projecto "Lousã, Destino de Turismo Acessível" está "a mexer com o núcleo da sociedade e está a dotar todos os habitantes, e não só os habitantes com incapacidade, com um nível de resposta melhor".
Fonte: “Diário as Beiras”
No comments:
Post a Comment