Thursday, June 26, 2008

Futuros técnicos de turismo… visitam concelho da Lousã

turismo Lousã

No âmbito da disciplina de Atelier de Organização e Legislação Turística, realizou-se no passado dia 18 de Junho, uma visita de estudo dos alunos do 1º ano do curso de turismo da Escola Superior de Educação de Coimbra, ao concelho da Lousã.


Esta visita permitiu dar a conhecer aos futuros técnicos de turismo algumas das valências do concelho, no que toca a infra-estruturas turísticas existentes, desde o Ecomuseu da Serra da Lousã – Dr. Louzã Henriques, Capela da Misericórdia, Meliá Palácio da Lousã – Boutique Hotel, Pousada da Juventude da Lousã, Aldeia do Xisto do Candal e respectiva Loja do Xisto e o empreendimento de Turismo em Espaço Rural – Quintal de Além do Ribeiro – Turismo Rural.


A visita de estudo permitiu também a participação dos alunos numa reflexão de ideias, no auditório do Ecomuseu, na qual participaram entidades como a ARCIL, Câmara Municipal da Lousã, Escola Superior de Educação de Coimbra, Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade de Lousã e Santa Casa da Misericórdia da Lousã. Esta reflexão, possibilitou dar a conhecer aos alunos o enquadramento dos esforços que têm vindo a ser feitos no município, no sentido de divulgar e proporcionar uma cultura de inclusão no que se refere à área da acessibilidade.


O conjunto destes esforços, destas e de outras entidades, levou a cabo o desenvolvimento de um projecto pioneiro a nível nacional no âmbito do turismo acessível: “Lousã, Destino de Turismo Acessível”.


O objectivo deste projecto é beneficiar do trabalho desenvolvido na Lousã durante décadas na área da acessibilidade, através da criação ou adaptação de infra-estruturas, edifícios e serviços de forma a permitir a todos (independentemente de ter ou não incapacidade) usufruir turisticamente do território da Lousã.

Este projecto surge como condição de integração das funções humanas do território, procurando posicionar a Lousã relativamente a destinos turísticos concorrentes, garantindo as melhores condições para os turistas portadores de incapacidade.

O propósito desta visita teve em vista, não só o contacto dos alunos com o actual desenvolvimento turístico do concelho, mas também a difusão do conceito da acessibilidade numa cultura de inclusão/integração de e para TODOS, nas mais diversificadas áreas da sociedade.

No comments: