Tuesday, June 10, 2008

Delegação Portuguesa de visita pela Bélgica

Jornal Belgica

Belgica jornal

Delegação Portuguesa de visita em “Concelho-Acessível Modelo”

De 27 a 29 de Maio chegou a Overpelt uma delegação da vila da Lousã -16.000 habitantes no distrito de Coimbra- que, acompanhada por membros da associação “Toegankelijkheidsbureau” (agência da acessibilidade), veio visitar alguns edifícios públicos que constituem um bom exemplo no que diz respeito a acessibilidade. Nos últimos anos, Overpelt tornou-se um concelho modelo neste domínio graças a vários investimentos. An De Becker e Femmeken Spaan da agência da acessibilidade belga têm acompanhado estes investimentos e o seu trabalho tornou-se conhecido por toda a Europa. Quando foi feito o pedido da delegação portuguesa para uma visita a um concelho modelo, Overpelt surgiu como exemplo de boa prática. Assim, a delegação portuguesa com Fernando Carvalho, presidente da Câmara, José Carvalhinho, Chefe da equipa de acessibilidade, e António Fontes, promotor imobiliário, esteve na piscina Dommelslag, no pavilhão gimno-desportivo De Bemvoort, no ´t Pelterke, no Palethe e no caminho pedestre para pessoas menos móveis. Segundo os portugueses, esta visita forneceu-lhes muitas novas ideias.

Bélgica


Visita à Bélgica no âmbito do projecto “Lousã: destino turístico acessível”

Nos passados dias 28 e 29 de Maio, o Presidente da Câmara, Fernando Carvalho, o Provedor José Ernesto Carvalhinho, e um elemento da RDPE e Grupo Técnico da Provedoria, António Fontes, deslocaram-se à Bélgica. A visita foi organizada pela “Toegankelijkheidsbureau” (agência da acessibilidade), mais concretamente, pela Mieke Broeders. A mesma anfitriou a comitiva portuguesa, levando-os a Hasselt, onde foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal e a Overpelt, cuja anfitriã foi a vice-presidente da Câmara Municipal e também pelas Estruturas Regionais de Turismo da zona Flamenga.

A visita teve como objectivo visualizar a forma de planeamento urbanístico das cidades, tendo por base as acessibilidades físicas, ao turismo, ao lazer etc. Sendo cidades que já integram este conceito, traduzem-se assim em cidades mais acessíveis.

Ficou em aberto a possibilidade de existir uma parceria com algumas entidades da Bélgica, nomeadamente, com a “Toegankelijkheidsbureau”.

Isabel Dias

No comments: