Sunday, May 18, 2008

TURISMO ACESSÍVEL Espanhóis receptivos

Ávila

Lousã desafia Ávila para projecto

A task-force "Lousã Acessível" desafiou o município espanhol de Ávila a participar num projecto de cooperação transnacional.

A criação de uma Rede Europeia de Destinos Turísticos Acessíveis foi um dos objectivos da visita a Ávila da task-force "Lousã Acessível" que, na sequência do trabalho de procurement realizado para o lançamento efectivo do Projecto "Lousã, Destino de Turismo Acessível", detectou a oportunidade de liderar um projecto transnacional para candidatura ao Programa Interreg "Espaço Sudoeste Europeu 2007 - 2013".

Tendo por base o desenvolvimento do projecto de acessibilidade e turismo, assumido politicamente pela Câmara Municipal da Lousã e, ainda, os contactos estabelecidos durante a participação no Congresso Internacional de Turismo para Todos, organizado pela ENAT - European Network for Accessible Tourism (Valência, Novembro de 2007), o vice-presidente e vereador do pelouro de Turismo da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, o Provedor Municipal dos Cidadãos com Incapacidade da Lousã, Ernesto Carvalhinho, o técnico superior da Direcção Regional de Economia do Centro, Filipe Carvalho, e o consultor da RDPE, S.A., António Fontes, lançaram o desafio ao município de Ávila para o projecto de cooperação transnacional no sector do turismo acessível.

Com ambição inovadora, tendo em conta a utilização das novas tecnologias, a rede é iniciada com a definição conceptual de ferramentas tecnológicas de suporte a um produto turístico único à escala do território.

Recorde-se que a Lousã está a liderar o processo de candidatura ao Interreg, na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, estando a realizar convites a determinados parceiros nacionais e europeus passíveis de cooperarem na construção de uma rede de destinos de turismo acessível.


A elaboração conjunta de conteúdos TIC (tecnologias de informação e comunicação), de forma a oferecer aos turistas com incapacidade um conjunto de serviços turísticos adaptados comuns à rede, contribuindo simultaneamente para a própria consolidação da rede de destinos, integra o plano apresentado à teniente alcalde de Servicios Sociales, Montaña Domínguez, à concejala de Accesibilidad Noelia Galán, representantes do Ayuntamiento de Ávila, que se mostraram bastante receptivas ao convite realizado, aguardando-se agora a decisão final.


Durante a visita, para além das reuniões de trabalho para apresentação da proposta de candidatura ao Interreg, a task-force task-force "Lousã Acessível" teve ainda a oportunidade de visitar instalações e serviços de turismo acessíveis (hotel, restaurantes e transportes) e de percorrer os principais locais turísticos acessíveis da cidade de Ávila.

Workshop sobre turismo acessível na próxima terça-feira

Na sequência do Congresso de Turismo Acessível, realizado em Abril de 2007, promovido pela Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã, Instituto Nacional para a Reabilitação, Escola Superior de Educação de Coimbra, Direcção Regional de Economia do Centro, Arcil e Dueceira, o Município da Lousã está a desenvolver o projecto “Lousã: destino turístico acessível”, que pretende criar condições para tornar o concelho no primeiro destino turístico acessível de Portugal.

Para a próxima terça-feira, às 10H00, no auditório do Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques/Ecomuseu da Serra da Lousã, está marcado um workshop em que será analisada a evolução do projecto e recolhidos contributos para a sua evolução.

No comments: