Wednesday, March 12, 2008

Provedoria entrega prémios “Escola Alerta”

Salvador

Salvador Mendes vai continuar ligado ao concurso local

A cerimónia pública de entrega dos prémios locais da edição 2007/08 do Programa “Escola Alerta” decorreu na sexta-feira passada, dia 7 de Março, no auditório da Biblioteca Municipal da Lousã. Os vencedores foram o Jardim de Infância de Casal de Ermio, a EB1 de Santa Rita (Agrupamento de Escolas Álvaro Viana de Lemos) e a Escola Secundária da Lousã (turma do 8º A).

Os premiados levaram para casa certificados de participação, um bilhete de cinema e ainda dois livros: “Tu Consegues” e “Etiqueta para Crianças. Como ser amigo de todos”.

O concurso local, já na sua segunda edição, é organizado pela Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã e pelo Sector de Educação da Câmara Municipal da Lousã, e é baseado no regulamento do Programa Nacional “Escola Alerta” promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.

Este programa, que pretende fomentar a construção de uma sociedade mais igualitária e solidária, foi lançado com o objectivo de sensibilizar os jovens para as questões da deficiência, designadamente no que diz respeito ao combate à discriminação, através da eliminação das barreiras urbanísticas, arquitectónicas e de comunicação que dificultam ou impedem a acessibilidade e o pleno gozo da cidadania aos cidadãos portadores de deficiência.

Assim sendo, os trabalhos realizados pelos jovens e crianças serviram essencialmente para informar e sensibilizar a comunidade estudantil e também a própria opinião pública a favor da não discriminação da pessoa com deficiência, e para a importância das acessibilidades no dia a dia das pessoas com mobilidade condicionada (deficiência, idosos, grávidas, mães com carrinhos de bebés).

Este ano o concurso mobilizou ainda mais as escolas do concelho da Lousã, tendo concorrido 438 jovens, quase o dobro dos participantes em relação ao ano anterior, embora não tenham sido apresentados trabalhos na categoria 4 e 5, para alunos do secundário e instituições particulares de ensino.

Salvador, uma história de vida

Na cerimónia, em que participaram o Provedor Municipal das Pessoas com Incapacidade, Ernesto Carvalhinho, e o vereador da Educação da Câmara da Lousã, Jorge Alves, esteve também Salvador Mendes, autor do livro “Salvador – Ser Feliz Assim”, que sofreu um acidente de mota aos 16 anos e ficou tetraplégico.

Salvador sensibilizou/emocionou o vasto auditório com a sua história de vida. “Eu já fui jovem, e já tive a vossa idade. Um dia bebi um copo a mais, caí de mota e fiquei assim”. O autor de “Salvador – Ser Feliz Assim” adiantou que a ideia de fazer o livro surgiu para dar a conhecer a vida de uma pessoa com deficiência. O fundador da Associação Salvador mostrou-se ainda visivelmente satisfeito por visitar a Lousã e “elogiou“ o trabalho feito em matéria de acessibilidades, nomeadamente na preocupação com os passeios rebaixados.

Já a terminar a cerimónia de entrega de prémios, Ernesto Carvalhinho informou os presentes, que Salvador Mendes será o “patrocinador” do concurso local “Escola Alerta”no próximo ano.
Fonte: Jornal Trevim

1 comment:

Anonymous said...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Smartphone, I hope you enjoy. The address is http://smartphone-brasil.blogspot.com. A hug.