Friday, March 7, 2008

“Escola Alerta”entrega prémios

Turma A do 8.º ano é uma das vencedoras do concurso

A turma A do 8° ano, da Escola Secundária da Lousã, que tem desenvolvido a sua Área de Projecto em torno dos problemas e das capacidades das pessoas com deficiências físicas, acaba de ganhar o prémio da categoria 3 (3° ciclo e secundário), do concurso local “Escola Alerta”, promovido pela Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade e pelo Sector de Educação da Câmara Municipal da Lousã. Desta forma, a turma repete o feito alcançado no ano anterior, pela então turma do 7°A, com o trabalho “Todos Diferentes - Todos Iguais”. Em ambos os casos, os alunos foram orientados pela professora Isabel Santos.

O trabalho levado a concurso este ano, intitulado “Escola Acessível”, realça a intervenção dos alunos, a nível de acessibilidades, na sua escola. É referido, por exemplo, que a turma aplicou parte da verba do prémio ganho, no ano anterior, na aquisição de duas rampas que permitem, agora, que pessoas em cadeira de rodas entrem na reprografia, ou acedam, mais facilmente, ao bloco Polivalente da escola. São também descritas as diligências feitas, pela turma, no sentido de colocar elevadores na Escola Secundária da Lousã, onde lecciona um professor tetraplégico. Entre estas diligências, os alunos destacam o encontro havido, no dia 10 de Janeiro de 2008, com a Directora Adjunta da DREC, Dra. Maria Cristina Romãozinho, que, amavelmente, acedeu ao pedido de audiência dos alunos. Nesse encontro, a turma entregou a documentação recolhida e expôs a situação da escola que, sendo constituída por três blocos, todos com pelo menos dois pisos, não permite o acesso de pessoas em cadeira de rodas a locais como, a principal sala de reuniões e conferências, as salas de informática, ou, a Biblioteca.

O prémio será entregue, em conjunto com os restantes vencedores, no próximo dia 7 de Março, pelas 15:00, no auditório da Biblioteca Municipal da Lousã.

Fonte: Jornal Trevim

No comments: