No âmbito da acção de sensibilização para o desenvolvimento da prática de parapente e de outras actividades de desporto e lazer acessíveis a todos, que decorreu nos dias 18 a 21 de Julho, deslocou-se à Lousã uma equipa de filmagens do Programa “CONSIGO”, com a finalidade de fazer uma reportagem sobre as condições que a Lousã dispõe para se tornar um destino turístico acessível.
O Programa “CONSIGO” que é transmitido todos os Domingos, na RTP2, por volta das 11h30m, é um magazine televisivo semanal resultante da parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e a Rádio e Televisão de Portugal (RTP). Tem como finalidade a apresentação de projectos inovadores de inclusão social, histórias bem sucedidas de pessoas com deficiência/incapacidade e experiências de referência para a mudança de atitudes. O Programa “CONSIGO” apresenta ainda propostas culturais acessíveis, importantes para a qualidade de vida das pessoas com mobilidade condicionada.
Tendo em conta a realização da reportagem, foram filmados vários espaços, nomeadamente, Câmara Municipal da Lousã, Hotel Mélia, Restaurante “O Burgo”, o Gabinete da Provedoria, Biblioteca Municipal da Lousã, Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, (etc), tendo como objectivo dar a conhecer alguns locais acessíveis, inclusive, aqueles que foram certificados com o Selo “Lousã Acessível”.
Foi efectuada uma entrevista ao Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Dr. Fernando Carvalho que salientou o trabalho que está a ser feito no âmbito das acessibilidades e a sua importância no dia-a-dia das pessoas com mobilidade condicionada.
O Provedor Municipal das Pessoas com Incapacidade, José Ernesto Carvalhinho, no âmbito da entrevista, realçou a importância do Turismo acessível para todas as pessoas, incluindo sobretudo, as pessoas com mobilidade condicionada (idosos, pessoas com vários tipos de deficiência, grávidas …), uma vez que as condições acessíveis significam um maior nível de qualidade dos serviços e conforto para todos os potenciais utilizadores, o que resulta numa maior procura. Pode-se dizer que a Lousã tem condições sociais e económicas para se desenvolver uma prática de turismo acessível para todos.
Quanto à realização da acção de formação sobre desporto adaptado, referiu que “a sua prática está integrada num projecto que tem como intuito certificar a Lousã como primeiro destino acessível do País.”
O Presidente da Direcção da ARCIL, Dr. Marques Leandro, também deu o seu contributo para esta reportagem, tendo referenciado a importância da prática de desportos radicais adaptados e, concretamente, desta acção de formação realizada na Lousã, dinamizada pela Associação francesa HANIMA, uma entidade com uma vasta experiência nesta área.
No comments:
Post a Comment