Tuesday, August 21, 2007

Acessibilidades nas Aldeias do Xisto - Gondramaz e Candal

josé

“Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.”

(José Saramago, Ensaio sobre a Cegueira)


No âmbito de uma iniciativa promovida pela Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã e a Associação de Desenvolvimento “PINUS VERDE”, com sede no concelho do Fundão, realizou-se no passado dia 28 de Julho uma visita guiada às Aldeias do Xisto de Gondramaz (Miranda do Corvo) e Candal (Lousã).

Existem 23 Aldeias do Xisto espalhadas por vários municípios do Pinhal Interior Norte. Nos últimos anos têm sido requalificadas, com o intuito de criar pólos de atracção turística, que passem sobretudo pela dinamização dos espaços, recuperação de tradições, valorização do património arquitectónico. A Associação PINUS VERDE é a impulsionadora deste projecto.

Os visitantes foram, na sua maioria, pessoas cegas, amblíopes e com deficiência motora, que tiveram como “guias”, dois elementos da Associação PINUS VERDE.
O objectivo da visita prendeu-se não só em realizar um passeio turístico a essas aldeias, mas também fazer um levantamento de necessidades ao nível das acessibilidades, uma vez que se pretendem criar percursos acessíveis a todas as pessoas, incluindo, as pessoas com mobilidade condicionada.

Ao longo da visita, os intervenientes foram dando algumas sugestões para melhorar a acessibilidade, nomeadamente, a construção de rampas em alguns locais, a criação de audio-guias, com descrições mais pormenorizadas, a marcação do chão em pavimento adequado, quando existir algum objecto que possa ser tocado.

Outras preocupações foram referidas, tais como, a sinalização em relevo das imagens do Homem e Mulher nas casas de banho e os contrastes de cores nos painéis, fundamentais para as pessoas amblíopes.

As pessoas com deficiência visual puderam sentir a textura do xisto, assim como imaginar o formato das casas, de acordo com uma caracterização mais pormenorizada dos objectos. Inclusive, mexeram em esculturas feitas por um escultor local, Carlos Rodrigues, detectando assim o significado das mesmas.
Na aldeia de Gondramaz, foram realçadas as linhas guia que se encontram ao longo da aldeia, facilitando assim uma melhor orientação e mobilidade das pessoas com deficiência visual e motora.
No Candal, apesar do piso ter alguma inclinação, também existe acessibilidade para pessoas com deficiência motora.

Todos os visitantes realçaram a frescura, os aromas, as texturas, que as Aldeias do Xisto proporcionam a quem as visita.

Esta iniciativa contou com o apoio da ARCIL, que cedeu o transporte e também com a excelente disponibilidade e boa vontade de 2 motoristas, o Sr. António Nunes e o Sr. Manuel Rodrigues (ARCIL).
A Câmara Municipal da Lousã também patrocinou este evento, cedendo o combustível.


Isabel Dias José Moreira

No comments: