Sunday, August 5, 2007

LOUSÃ ACESSÍVEL – Partilhar Sensações

Leonardo


Decorreu entre os dias 18 e 21 de Julho na Lousã uma acção de sensibilização para o desenvolvimento da prática de parapente e de outras actividades de desporto e lazer acessíveis a todos.
Esta acção de sensibilização foi dinamizada por dois elementos da Associação francesa HANIMA, que possuem uma vasta experiência na realização deste tipo de desporto adaptado.

Enquadrou-se no âmbito de um projecto de certificação do concelho da Lousã como destino de Turismo Acessível, e foi organizada pela Câmara Municipal da Lousã, Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade, ARCIL, DRE – Direcção Regional de Economia do Centro, ESEC – Escola Superior de Educação de Coimbra, Melia Palácio da Lousã Boutique Hotel, a consultora RDPE e a Montes d´Aventura.

Pretendeu-se abranger, sobretudo, prestadores de serviço de Parapente, tendo como finalidade a aquisição de conhecimentos sobre a prática desta modalidade, especificamente dirigida a pessoas com mobilidade condicionada (cadeira de rodas etc..), profissionais do desporto e da reabilitação e, de uma forma mais acentuada, pessoas com deficiência/incapacidade.
Para além do parapente, foram realizadas outras actividades, nomeadamente, demonstrações de cadeira de rodas “todo o terreno” e ainda, a realização de percursos de montanha, com o recurso à cadeira “la joelette”.

De entre os vários intervenientes, que participaram na actividade do Parapente adaptado, destacaram-se dois elementos do grupo técnico da Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã, são eles, José Moreira, cego, Auxiliar de massagista na ARCIL e António Leonardo (deficiência motora), Professor de Físico-Química. Ambos relataram as suas experiências como “indescritíveis”, realçando a sensação de liberdade que sentiram quando se encontraram a voar de parapente. Ultrapassando as suas próprias limitações físicas, comprovaram a ideia de que TUDO É POSSÍVEL!

Pretendeu-se desta forma, sensibilizar as pessoas, partilhar sensações e, lançar a primeira pedra, para que no futuro, a prática de desporto adaptado, seja uma realidade visível na Lousã.

No comments: