A Fundação de Serralves tem o Museu mais visitado do país. Esta realidade deve-se ao facto de ter uma boa organização e planificação das suas exposições, sem nunca descartar a acessibilidade.
Sabendo disso, João Henriques (Assessor do Provedor) foi conhecer melhor as suas instalações, para assim aumentar os seus conhecimentos ao nível da acessibilidade aos museus.
Enquanto percorreu o Jardim de Serralves, utilizou o caminho adequado para PMR (Pessoas de Mobilidade Reduzida), que foi recomendado por um funcionário. Diga-se ainda, que este caminho se encontra ilustrado na planta geral da Fundação de Serralves.
O João Henriques utilizou o audio-guia em várias salas de exposição, no Museu de Arte Contemporânea, o que lhe permitiu adquirir um melhor conhecimento sobre o seu modo de funcionamento.
O sistema que separava o visitante da obra exposta, também foi tido em conta, ficando a ideia de que a simplicidade é “amiga” da Diversidade Humana.
Espera-se agora, que com os conhecimentos adquiridos, o João Henriques, membro do GTA (Grupo Técnico de Acessibilidades), possa ajudar a tornar o acesso à cultura mais acessível.
Isabel Dias – João Henriques
Thursday, November 22, 2007
Audio-guia vai ser uma realidade
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment