Cerca de 220 alunos da Lousã participaram no concurso local “Escola Alerta”. O principal objectivo foi a sua sensibilização para a eliminação das barreiras sociais, urbanísticas e arquitectónicas que possam existir
No dia 19, foram entregues os prémios aos melhores trabalhos, feitos por alunos do ensino básico até ao secundário, na Biblioteca Municipal da Lousã. A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Lousã, do Provedor das Pessoas com Deficiência e da Directora Regional Adjunta da Educação do Centro.
“Os trabalhos dos alunos tiveram como intenção inventariar as barreiras existentes no concelho e alertar a comunidade lousanense e os responsáveis para a sua eliminação bem como para prevenir e evitar a sua criação”, referiu Ernesto Carvalhinho, Provedor Municipal das Pessoas com Deficiência, procurando mostrar a importância da sensibilização das crianças, desde pequenas, para uma sociedade inclusiva. Também Jorge Alves, vereador da Acção Social da Câmara Municipal da Lousã adiantou que estes trabalhos permitem à autarquia enquadrar as intervenções do ponto de vista técnico fazendo aquilo que é possível.
Os premiados, na categoria do pré-escolar foi o jardim-de--infância da ADIC, de Vilarinho. Para o 1º e 2º ciclos os vencedores foram os alunos da Escola de Santa Rita, do Agrupamento de Escolas Álvaro Viana de Lemos. A Escola Secundária da Lousã arrecadou o prémio da categoria do 3.º ciclo e do Ensino Secundário. Também foi entregue uma Menção Honrosa ao jardim-de-infância do Centro Social de Casal de Ermio. Estes alunos além de receberem um diploma de participação, também ganharam um cheque no valor de 250 euros na farmácia Serrano, livros e jogos da Papelaria Magro e bilhetes de cinema.
Os trabalhos efectuados pelos alunos da Lousã estão em exposição na Biblioteca Municipal e serão enviados para o Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência.
Este concurso estava inserido no programa Escola Alerta subordinado ao Lema “Acessibilidades a Todos”, desenvolvido pelo Secretariado Nacional de Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência e com a colaboração dos Governos Civis e Direcções regionais de todo o país. A nível local o concurso foi promovido pela Provedoria Municipal das Pessoas com Deficiência e pela Câmara Municipal, com o apoio da Livraria Magro e da Farmácia Serrano.
Fonte: Jornal Trevim
No comments:
Post a Comment