Wednesday, July 4, 2007

Bandeira “Praia Acessível” na Praia Fluvial da Bogueira

No passado dia 3 de Julho, foi inaugurada a Praia Fluvial da Bogueira, em Casal de Ermio, como sendo a primeira Praia Fluvial acessível, no concelho da Lousã. Foi-lhe atribuída a Bandeira “Praia Acessível”, por um representante da CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro).

Esta iniciativa, surgiu de uma candidatura realizada pela Câmara Municipal da Lousã ao Programa “Praias Acessíveis, Praias para Todos”, coordenado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação e tendo como parceiros activos, a CCDRC, Direcção Geral do Turismo, INAG – Instituto da Água (entre outros). O principal objectivo é tornar acessíveis as praias portuguesas (marítimas e fluviais), a pessoas com mobilidade condicionada, tendo em atenção a aplicação do Decreto-lei 163/06, de 8 de Agosto.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Lousã, do Presidente da Junta de Freguesia de Casal de Ermio, de um representante do Governador Civil de Coimbra, do Provedor Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã, entre outros intervenientes. O Dr. Fernando Carvalho, Presidente da Câmara da Lousã, salientou o empenho e os esforços conjuntos da Câmara Municipal da Lousã e da Junta de Freguesia de Casal de Ermio, na requalificação da Praia Fluvial da Bogueira.
Pretende-se que no próximo ano, seja a Praia Fluvial de Serpins a iniciar as obras de acessibilização.

As questões relativamente às acessibilidades, ficaram a cargo dos elementos do Grupo Técnico de Acessibilidades da Provedoria, nomeadamente, o José Moreira (ARCIL), João Henriques, António Leonardo e Verónica Pedro (ARCIL), que se empenharam em dar o seu contributo para tornar a Praia Fluvial num espaço de lazer acessível a todas as pessoas, incluindo, as pessoas com mobilidade condicionada.


No final, foi ainda entregue o Selo “Lousã Acessível” ao Presidente da Junta de Casal de Ermio, pelo Provedor, José Ernesto Carvalhinho, que referiu “a finalidade deste Selo, é certificar todos os estabelecimentos que recebem público, que possuam condições de acessibilidade. É um trabalho que a Provedoria pretende continuar a desenvolver.”

No comments: