Thursday, December 17, 2015

Crianças viveram e sentiram na pele as dificuldades das pessoas com incapacidade

Provedor e Rafael na escola

Iniciativa no âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência juntou cerca de 80 alunos

80 alunos do 4.º ano do Agrupamento de Escolas foram convidados, na semana passada, a viver um dia diferente e a desmistificar alguns estereótipos associados às pessoas com incapacidade.

Numa iniciativa levada a cabo no âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, pela Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade, Câmara, Agrupamento de Escolas e ARCIL, os mais jovens viveram e sentiram na pele os principais obstáculos que as pessoas com incapacidade enfrentam no seu quotidiano, realizando para o efeito, várias atividades relacionadas com a temática.

Como explicou ao Trevim Cláudia Marcão, professora do ensino especial, as atividades desenvolvidas entre os dias 2 e 4 tiveram dois momentos distintos, decorrendo no período da manhã a componente teórica e à tarde a prática. Durante a manhã as crianças responderam a questões sobre a deficiência, tiveram acesso a vídeos e assistiram a testemunhos reais com incapacidade, à tarde, através de jogos didáticos vivenciaram as principais dificuldades em casos de deficiência motora, visual e auditiva.

Fizeram depois uma  reflexão sobre as dificuldades sentidas e  apresentaram  estratégias de superação, que serviam para facilitar a concretização das diversas tarefas propostas ao longo do dia. Em jeito de despedida assistiram ao filme “Cuerdas”, receberam um exemplar do livro “Falar com as Mãos”, e um certificado de participação.

Reação muito positiva


Cláudia Marcão disse ao Trevim que a atividade foi  “bastante positiva”, pelas reações dos alunos. “As crianças reagiram muito bem. Fizeram muitas perguntas e demonstraram interesse no tema”, declarou ao nosso jornal a professora. A mesma opinião foi partilhada pelo Provedor das Pessoas com Incapacidade, João Henriques que destacou o facto de as crianças saírem destas atividades “mais sensibilizadas sobre a temática da inclusão”. Segundo João Henriques, este é um tema muito importante e que não deve ser esquecido. 

Exemplo disso, tem sido o trabalho desenvolvido pela Provedoria em conjunto com a Câmara Municipal que não se tem poupado a esforças, segundo o provedor.  O exemplo mais recente foi a colocação de uma rampa junto às Piscinas Municipais,  tornando  o local mais inclusivo. 

Fonte: Jornal Trevim

No comments: