Friday, October 25, 2013

Educação e formação cívica por um envelhecimento saudável

bombeiros
 
Prevenção, (re)ducação e promoção de bons hábitos marcaram as celebrações do dia mundial do idoso, com especial destaque para a realização de rastreios da tensão arterial (UCC Arouce), palestras e um simulacro de incêndio. A ação organizada pela Câmara Municipal em parceira com a Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade, denominada “Seniores com Vida” primou pela variedade dos temas apresentados, assim como pela adesão do púlico de diferentes faixas etárias.
Entre os oradores esteve Figueiredo Fernandes, clínico geral na USF Serra da Lousã, que desmistificou vários aspetos acerca do envelhecimento ao longo da apresentação, “Cuidados Permanentes: Suporte de Vida”. Na qualidade de médico, Figueiredo Fernandes sublinhou a importância de “motivar os cidadãos para se prepararem para a fase final da vida” de forma saudável.
A assistente social Filipa Marques complementou as intervenções, exemplificando os vários tipos de violência doméstica que podem recair sobre a população idosa. A oradora concluiu a sua apresentação, intitulada “Inimigo Privado”, oferecendo pistas para a identificação deste problema social, aparentemente invisível.
A prevenção e procedimentos a seguir em caso de incêndio foram assegurados por uma equipa de quatro elementos, dirigida por André Almeida, dos Bombeiros Municipais da Lousã. O simulacro de incêndio levado a cabo pelos bombeiros serviu de alerta à criação de planos de emergência para grupos de risco, como sejam os cidadãos com mobilidade reduzida e/ou cidadãos da terceira idade.
Os representantes da Santa Casa da Misericórdia da Lousã, Isabel Bronze, e ARCIL, Fernando Silva, elucidaram os presentes acerca do trabalho que desenvolvem ao nível da valorização dos indivíduos que acolhem.
Autoria: Cláudia Santos e Tatiana Ribeiro
Fonte: Jornal Trevim

No comments: