Thursday, October 25, 2012

Cantora Alexandra fecha Semana Sénior

GNR na semana senior
Alexandra, conhecida pela sua voz portentosa ao cantar fados, muitos deles eternizados por Amália Rodrigues, é a artista convidada pela Câmara Municipal da Lousã para fechar a Semana Sénior este sábado, dia 6, no Parque Municipal de Exposições.

O espetáculo começa às 21:30, é de entrada livre e encerra as comemorações da semana sénior, que começaram na segunda-feira e decorreram ao longo de toda a semana,  pelas freguesias do concelho. A sessão introdutória denominada “Encontro Seniores Com Vida”, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal, na manhã do dia 1, abordou temáticas de interesse para os séniores e para as pessoas com mobilidade condicionada ou reduzida, nomeadamente postura corporal, produtos de apoio, segurança, intervenção comunitária, tendo sido também apresentado o Plano Municipal Sénior. Cerca de duas dezenas de idosos da Santa casa da Misericórdia tiveram a oportunidade de ver algumas das ajudas técnicas a que têm direito – andarilhos, camas articuladas, bengalas – de modo a alcançarem uma maior qualidade de vida. Também a GNR esteve na sessão, acompanhada por crianças que, com indumentária policial, apresentaram alguns dos cuidados que os mais velhos devem ter para sua segurança, sobretudo se viverem sozinhos. “Só andem com o dinheiro que precisem”, referiu um dos meninos, ao qual se seguiram outras vozes pueris, que alertaram os mais velhos para não abrirem a porta a estranhos, a não guardarem dinheiro em casa e a avisarem a polícia quando se ausentarem de casa por longos períodos de tempo.
Jornadas Idosos com vida
O encontro foi organizado pela Provedoria Municipal das Pessoas com Deficiência e serviu de introdução às festividades da semana, que nesse dia tiveram a sua  continuidade em Serpins, com ginástica, torneio de sueca, peddy-paper, e ainda com o grupo musical “Desafinados de Serpins”. Terça-feira, dia 2, o Clube Recreativo Ermiense acolheu um torneio de fito, uma peça de teatro e  a Escola de Concertinistas da Lousã. Na quarta-feira, o Clube Recreativo Vilarinhense acolheu o rancho folclórico da ARCIL, teatro amador, poesia, testemunhos dos escuteiros de Serpins e cantares populares pelo Grupo “Encontro de Gerações” da ADIC.
Programa continua em Foz de Arouce
Hoje, dia 4, o programa da Semana Sénior continua em Foz de Arouce com um torneio de fito e ginástica intergeracional e, às 17:00, com baile com o grupo musical “Rouxinóis do Ceira”.
Amanhã, sexta-feira, dia 5, é apresentada ao público uma peça de teatro, pelo Teatro Amador das Gândaras, constituído por habitantes da freguesia. A representação começa às 15:00, estando prevista uma hora depois a atuação do grupo Usbatmal, seguido das guitarras e vozes da Associação Didática e Recreativa Arte e Saber. Às 17:00, realiza-se um concurso de doçaria, que antecede a atuação da Escola de Concertinistas da Lousã, marcada para as 17:15. Sábado, dia 6, é a vez do Centro Social e Cultural do Pinhal, na freguesia da Lousã, receber a Semana Sénior. A festa começa às 15:00 com uma missa na capela de Nossa Senhora da Conceição, seguindo-se baile com o duo musical “Rédea Solta”.
Em todas as freguesias, decorreu a sessão de esclarecimento “Idosos em Segurança”, pelo Grupo de programas especiais da GNR da Lousã e uma intervenção comunitária pela Unidade de Cuidados na Comunidade Arouce. 
Fonte: Jornal Trevim

No comments: