Saturday, December 26, 2009

Iniciativa da Provedoria

congresso da Provedoria

Mais 35 estabelecimentos recebem o selo “Lousã Acessível”

Na quarta sessão de entrega de selos “Lousã Acessível” foram mais 35 os estabelecimentos que receberam o dístico que identifica os locais que possuem condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada. No total, são já 143 os estabelecimentos reconhecidos, num esforço para melhorar a acessibilidade em todo o concelho

A cerimónia teve lugar no auditório da Biblioteca Municipal, no dia 26 de Novembro, e serviu para a equipa da Provedoria Municipal continuar a sensibilizar a plateia, composta em grande parte por empresários, para a importância da eliminação das barreiras arquitectónicas, como meio de promover uma melhoria da qualidade de vida da população em geral, mas, particularmente, das pessoas com mobilidade condicionada.

O provedor municipal das pessoas com incapacidade da Lousã, Ernesto Carvalhinho, começou por referir “a crescente consciencialização” com a temática da acessibilidade no município da Lousã, destacando o papel da ARCIL e da provedoria nesta matéria, num esforço contínuo para que “não haja barreiras à plena circulação e para que as pessoas com incapacidade possam entrar em todos os estabelecimentos”.

O assessor João Henriques, tetraplégico, destacou o “sucesso” da iniciativa que tem como objectivo incentivar os estabelecimentos a criarem e/ou melhorarem as condições de acessibilidade, sinaliza os estabelecimentos que já possuem condições de acessibilidade e optimiza as condições de acesso aos estabelecimentos de forma a torná-los atractivos, facilitando as condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada (pessoas com vários tipos de deficiência/incapacidade, pessoas com canadianas, mães com carros de bebés, idosos, grávidas).

Por seu turno, José Moreira, membro do grupo técnico de Acessibilidade e com uma incapacidade visual, alertou os empresários para a importância de saber receber pessoas com necessidades especiais. “O selo não pode representar só este momento, é preciso que façam por continuar a melhorar a acessibilidade dos estabelecimentos, e os funcionários atendam normalmente as pessoas com incapacidade. Além da acessibilidade física, é também necessária a acessibilidade pessoal”.

Acessibilidade para o futuro

Antes de os empresários receberem o selo, Fernando Carvalho dirigiu-se à plateia para referir que os problemas não vão ser resolvidos de um dia para o outro, ainda assim, não se pode fazer a diferença nas pessoas e na acessibilidade. “O orçamento não permite resolver tudo ao mesmo tempo, o mais importante é estancar o que se fez de errado ao longo de anos, porque fazer uma obra com acessibilidade não fica mais caro, ao contrário de quando é preciso encontrar soluções para algo que já está construído”, referiu. O edil deu o exemplo de Barcelona que há 60 anos se empenha em matéria de acessibilidades e ainda não conseguiu resolver todos os problemas.

No entanto, o presidente da Câmara acredita no trabalho que está a ser desenvolvido, referindo a importância de todos os parceiros e da própria sociedade no desenvolvimento de um projecto para tornar o concelho numa imagem de marca em matéria de acessibilidade, destacando ainda o apoio que está a ser dado pela autarquia para casas onde morem pessoas com dificuldades.

Entidades que receberam o Selo “Lousã Acessível”:

Vodafone; Dubê Modas; Orquídea Modas; Alfinete Dourado; Telomir Distribuição de Gás Lda; Cestinha de Prata; Casa Jorge; Ferragens e Utilidades da Lousã; Gregório Bicicletas; Boutique Concha Douro; Super Sol; Molduras Lousã; Caleiras Bar / Restaurante; Hortelã Pimenta; Moinho Bar; Histórico Bar; Luz Verde 2; O Arunce; Tó dos Frangos; Mimosa da Beira; Café Lousanense – Travessa; Nature House; Sociedade de Peças Auto, Lda; Paulo Tomás; Imobiliária ERA; Centro Médico-Cirúrgico; Caixa de Crédito Agrícol; Farmácia Torres Padilha; Dental Puzzle; Konkretos; Licor Beirão - J. Carranca Redondo; Mata Borrão – Publicidade e Artes Gráficas Lda; Branhall Lda; Valdemar Antunes Correia e Bandeira Louzan.


Fonte: Jornal Trevim

No comments: