Tuesday, January 13, 2009

FIM-DE-SEMANA NA LOUSÃ

LousãUm concelho onde o turismo e as acessibilidades são vistos sob um só prisma

Bem no centro de Portugal, o Concelho da Lousã é uma região de rara beleza, que encontra na sua serra - incluída na Rede Natura 2000 - a imagem de marca de toda uma riqueza que propicia a observação da fauna em estado selvagem. Aí encontram-se o Castelo de Arouce, as Aldeias de Xisto e os Poços do Antigo Real Neveiro, onde se armazenava o gelo antes de este rumar à adega do Rei em Lisboa.

No entanto, a concepção turística deste município é bem mais abrangente e, fruto de uma acção concertada entre os vários agentes locais, a Lousã propõe-se hoje como o “primeiro destino de Turismo Acessível em Portugal”.

Esta realidade reflecte-se nas várias propostas da região, locais devidamente assinalados com o selo “Lousã Acessível”. Encontrá-lo-á, por exemplo, nas diferentes sugestões de alojamento e nos vários locais a visitar.

Para o seu fim-de-semana, sugerimos que comece, no sábado, com uma subida até à aldeia do Candal. Situada na Serra da Lousã, esta é uma das 24 Aldeias do Xisto, lugares marcados pela arquitectura rústica e por um ambiente único. A geografia do local não facilita a acessibilidade a toda a aldeia, mas a Loja do Xisto no Candal dispõe de rampa e casa de banho adaptada. No piso térreo, a loja – em género de casa de bonecas – apresenta artesanato variado, produzido pelos habitantes locais, além de imensos tesouros gastronómicos, onde a castanha é ingrediente corrente. Já na cave, também ela acessível por rampa, poderá participar em workshops e aprender a confeccionar pão, queijo e doces.

No domingo, comece por uma visita ao Ecomuseu da Lousã, espaço totalmente acessível e equipado com duas casas de banho adaptadas. Aqui, encontrará um conjunto alargado de dispositivos agrícolas artesanais, oriundos de todo o país, bem como uma mostra de utensílios ligados às várias actividades económicas que predominaram, outrora, na região.

À tarde, aproveite para conhecer o centro histórico da vila. As casas brasonadas enriquecem a vista desta zona, onde se destaca a Igreja Matriz. Ainda que em calçada portuguesa, o exterior é perfeitamente acessível, sendo que o acesso à Igreja é feito por uma porta lateral, através de rampa. Lá dentro, o acesso encontra-se condicionado à parte do edifício.

Outros Pontos de Interesse
Na serra: Conheça os poços de neveiros, as aldeias serranas e o Alto do Trevim, o ponto mais alto da Serra da Lousã. É possível a observação de veados em diversos locais da Serra.

No centro: Faça uma passagem pelos jardins dos Paços do Concelho e pela loja de artesanato Coisas e Lousas (dispõe de rampa amovível).

Onde pernoitar
Sugerimos o Hotel Meliá Palácio da Lousã, antigo palácio do século XVIII. Possui um quarto adaptado, amplo e cuja casa de banho dispõe de roll-in shower e banheira. O interior do hotel é acessível.

As refeições:
Sugerimos os Restaurantes “O Burgo” e “A Viscondessa” que privilegiam os sabores locais, ambos acessíveis, embora a casa de banho do “O Burgo” tenha o acesso condicionado.

Alguns horários a saber:
Loja do Xisto do Candal: 10h - 17h (Verão) e 10h - 19h (Inverno). Encerra às terças-feiras;
Ecomuseu da Lousã: 9h -12h / 14.30h – 16h

As informações são fornecidas pela Agência de Viagens Accessible Portugal.
Site: http://www.accessibleportugal.com/

Fonte: Revista Perspectiva in "Jornal Público"

No comments: