Sunday, January 7, 2018

Na Lousã também se lê em Braile


palco da biblioteca

Decorreu ontem na Biblioteca Municipal a celebração do Dia Mundial do Braille, uma iniciativa organizada pela Delegação de Coimbra da ACAPO com o apoio da Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã e da Biblioteca Municipal da Lousã.
 
No evento foi possível perceber algumas questões sobre a grafia do Braille, bem como a evolução dos sistemas de leitura e escrita Braille.
 
Os presentes puderam experimentar a "Linha Braille" - um teclado que reverte para Braille cada linha que está escrita no computador - ou perceber como os cidadãos invisuais utilizam telemóveis com teclados "touch" e com definições de acessibilidade comuns na maioria dos smartphones.
 
No final da sessão, a Provedoria entregou a três estabelecimentos da Lousã ementas em Braille: o Café Beirão, o Café do Parque Carlos Reis (ARCIL) e à a loja EnCAIXArt.

Entrega de ementas em Baille

A Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã em conjunto com a Câmara Municipal da Lousã e em parceria com a Escola da Universidade de Coimbra  converteu três ementas em braille de três estabelecimentos da Lousã (o Café Beirão, o Café do Parque Carlos Reis (ARCIL) e à a loja ENCAIXART), sem custos, foi feita a entrega aos proprietários destes locais, numa iniciativa organizada pela Delegação de Coimbra da ACAPO no Dia Mundial do Braille que se realizou no Auditório da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro


entrega em braille

ENCAIXART

entrega em braille

Café Beirão


entrega em braille

Café do Parque Carlos Reis da ARCIL