Wednesday, April 23, 2014

Discutida tecnologia no apoio aos deficientes

discurso da SUPERA

 Na Lousã, Provedoria Municipal recebeu cerca de uma centena de pessoas, de todo pais, para debater as tecnologias, enquanto ajuda para as pessoas deficientes.

Provedor Municipal da LousãA SUPERA – Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade em conjunto com a Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã, promoveram, no passado sábado, na Lousã, o Seminário “e-Acessibilidade 2014, que contou com a presença de cerca de uma centena de participantes.

A iniciativa, que contou com o apoio da Câmara Municipal da Lousã e da Arcil, cumpriu um objetivo antigo da Provedoria Municipal, ao querer abordar a temática da tecnologia de apoio ás pessoas com incapacidade, tendo contado com a presença, por exemplo, de dois tradutores de língua gestual.

Eng. Márcio Martins e David FonsecaSegundo o provedor municipal, João Henriques, foram realizadas << várias demonstrações da acessibilidade tecnológica desde a da televisão até a internet ou museus e produtos de low-cost com equipamentos específicos de acessibilidade vários especialistas da área da engenharia de reabilitação>>.

A sessão de abertura contou com a presença do Vereador Hélder Bruno, que referiu a << importância destes eventos para a Lousã como uma acessibilidade em  com a inclusão social>>, sendo a autarquia representada no encerramento pela Autarca Anabela Rodrigues.
O presidente da Supera, inovou ao discursar em língua gestual sendo traduzido por uma especialista, enquanto o provedor municipal referiu que, << a Lousã é, foi e será sempre um local aonde a acessibilidade é preocupação constante e que se esta sempre a renovar e atualizar para que todos tenham direito a sua cidadania>>.

participantes e cão guiaDisse ainda que, << hoje em dia é impossível falar de acessibilidade sem falar de tecnologia ambas complementam-se uma a outra nesta sociedade contemporânea, pois a tecnologia encontra-se num simples objeto como um telefone, um transporte público até a mais complexa a internet que tem ferramentas próprias>>.

Mais de uma centena de pessoas marcou presença nesta iniciativa, que decorreu na Alameda Carlos Reis, sendo que a maioria, segundo João Henriques, era de fora da Lousã, nomeadamente alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, assim como <>.


megik key
Fonte: Diário de Coimbra

Sunday, April 20, 2014

Serviços adaptados às necessidades de todos os cidadãos

painel de oradores

Dimensões da acessibilidade

O semináro “e-acessibilidade 2014” cruzou informação sobre o tema, a igualdade de acesso a serviços, espaços e conteúdos, maioritariamente digitais

participantes
Realizou-se no dia 5 de abril, sábado, o seminário e-Acessibilidade 2014”, na Lousã, onde houve uma sensibilização para as limitações sentidas por alguns cidadãos portadores de deficiência, em atividades da vida diária. Francisco Pereira, consultor da empresa New Media, adepto da padronização das plataformas de difusão, lamentou que haja recursos que “ainda não estão a chegar ao público”. Os cidadãos com problemas auditivos são disso exemplo, perante os conteúdos televisivos.

“Quando estamos a melhorar a acessibilidade, não pensamos que estamos a trabalhar para um público muito restrito, porque estamos sempre a melhorar para todos”, salientou Ivo Gomes da empresa Sapo - PT.

João Henriques, Provedor Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã reforçou a ideia, ao Trevim, de que as atividades pretendem alcançar toda a população, em especial a comunidade sénior, lembrando que a população pode usufruir de produtos como o Magic Contact – aplicação distribuída gratuitamente pela PT em breve, produto que introduz formas diferentes de interagir com os telemóveis.

Turismo e cultura

A criatividade não acaba nos conteúdos digitais estende-se ao turismo acessível. Neste âmbito, Rui Cunha e Ana Moderno apresentaram o ecoparque sensorial da Pia do Urso e o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB), duas propostas distintas para conhecer a vila histórica e as suas memórias. O primeiro projeto ajudou a revitalizar a aldeia da Pia do Urso e envolveu os habitantes nas suas várias vertentes. O MCCB, considerado dos melhores museus da Europa, “distingue-se pela capacidade de oferecer experiências museológicas diferentes aos visitantes”. António Santos, consultor independente, mencionou programas de apoio europeus, visando o financiamento de projetos inclusivos. Márcio Martins, engenheiro de reabilitação falou de “Win braille”, “meo go!” e uma aplicação capaz de controlar os movimentos do rato através de movimentos da boca e rosto.

Estes exemplos traduzem, assim, a variedade e complementaridade dos conteúdos apresentados, naquela que foi uma iniciativa da Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã, em parceria com a autarquia e as associações SUPERA e ARCIL.

Cláudia Santos

Fonte: Jornal Trevim

Tuesday, April 15, 2014

Acessibilidade para todos

Seminário


Seminário reúne especialistas

A Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã (PMPIL) prepara o seminário «e-acessibilidade 2014», para o próximo dia 5 de abril, no auditório do Parque Alameda Carlos Reis.

Com a presença do presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, José Madeira Serôdio e o presidente da Câmara Municipal da Lousã, o painel contará com intervenções de reconhecidos especialistas portugueses como Francisco Godinho, e de entidades que atuam no apoio a cidadãos com necessidades especiais, ARCIL e SERVIIN – Portal do Cidadão Surdo. Também estarão presentes entidades que usam tecnologias e produtos de apoio que facilitam a acessibilidade, como o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha. Haverá lugar a testemunhos de experiências vivenciadas pelos utilizadores desses serviços.  


A PMPIL tem apresentado propostas variadas, atingindo vários públicos com atividades no domínio da educação, cultura e saúde. Recorde-se a celebração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a exposição de fotografia “Com os Meus Olhos” e o “Seminário Sexualidade e Afetos”. Para mais informações, consulte o programa completo em www.supera.org.pt. 

Cláudia Santos

Fonte: Jornal Trevim

Sunday, April 13, 2014

Agora tudo está mais acessível

Câmara Municipal da Lousã

Tendo em conta a dinâmica da Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da vila da Lousã (PMPIL), o Trevim quis saber a opinião  do provedor João Henriques sobre esta temática que atinge todos os cidadãos

Para além das acções de sensibilização, a Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã faz o acompanhamento de projetos e obras, contribuindo com propostas e sugestões, do ponto de vista da acessibilidade. As requalificações na Rua do Comércio e na Rua General Humberto Delgado são prova disso. O provedor referiu que “os tempos de crise” dificultam a conclusão de obras, mas, durante o seu mandato,  já foram executadas várias alterações estruturais no concelho, nomeadamente na entrada da Alameda Carlos Reis, na zona circundante à Praceta Sá Carneiro, no acesso às escolas e às praias fluviais, entre outras. Luís Antunes revelou em sessão de Câmara que o novo plano de trânsito do concelho contemplará propostas de melhoramentos estruturais, de trânsito e de acessibilidade.

Turismo acessível

As duas entidades, PMPIL e autarquia, têm trabalhado em parceria desde 2007, momento da criação do projeto “Lousã, Destino de Turismo Acessível”. João Henriques esclareceu que esta parceria foi proposta pela provedoria “sempre sensível à temática da acessibilidade”.  De acordo com o provedor, a iniciativa tem trazido vantagens tais como a “melhoria da posição competitiva e da imagem do concelho, o aumento dos níveis de ocupação na época baixa, uma maior mobilização dos agentes locais para trabalharem propostas turísticas em rede e o reforço da sustentabilidade social do turismo local”.
Ao Trevim João Henriques referiu que a provedoria “tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida na Lousã, para quem a visita e para quem é residente”, referindo ainda que os projetos não se esgotam no centro da vila. 
Concluiu dizendo que o objetivo é “eliminar progressivamente, desde as barreiras sociais, urbanísticas e arquitetónicas, às da comunicação, englobando toda a diversidade humana para que assim se permita o pleno gozo da sua cidadania”.

Dia dedicado à acessibilidade

participantes no seminário e-acessibilidadeNo próximo dia 5 de abril vai realizar-se o seminário “e-acessibilidade 2014”, na sala do bar do Parque Alameda Carlos Reis. As inscrições são gratuitas e realizam-se através do sítio supera.org.pt, onde também pode ter acesso ao programa da atividade.

As ações da PMPIL, pretendem atingir públicos diversificados nas áreas da “educação, cultura e saúde, com destaque para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Exposição de Fotografia “Com os Meus Olhos” e o “Seminário Sexualidade e Afetos”.

Cláudia Santos

Fonte: Jornal Trevim

Encontro sobre "Literatura e Inclusão"

Encontro sobre "Literatura e Inclusão"  painel


Encontro sobre “Literatura e Inclusão” apresentação do livro “Autonomia e Inclusão” de Manuel Miranda, com
moderação de Cristina Silva (ARCIL) e a participação de João Henriques (Provedor Municipal das Pessoas com Incapacidade).

Apoio: 
ARCIL.
Lápis de Memórias.
Provedoria.
Atividades Inclusivas na Sala Infanto-Juvenil para as crianças que acompanhem os pais.