Sunday, October 27, 2013

Caminhada á Regachina

pontena serra
passeio com arcil
 
Provedoria Municipal em conjunto com a ARCIL realizou uma caminhada a Regachina.
Este passeio realizou-se com grande harmonia e convívio, tentando encontrar o maior número de pontos de acessibilidade.
Em brevemente voltará a efetuar-se outro passeio.

Friday, October 25, 2013

Lousã Provedoria promove debate ``Seniores com Vida``

No Auditório da biblioteca, na Lousã, decorrera ``Seniores com Vida``, uma ação de sensibilização que pretende alertar os interessados para a questão como ``o risco e a vulnerabilidade na terceira idade``,”a saúde e o bem-estar do idoso``, entre outros temas.

A iniciativa, organizada pela Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã, tem início marcado para as 10H00 e o encerramento está previsto para as 12H30.

Fonte: Diário as Beiras

Educação e formação cívica por um envelhecimento saudável

bombeiros
 
Prevenção, (re)ducação e promoção de bons hábitos marcaram as celebrações do dia mundial do idoso, com especial destaque para a realização de rastreios da tensão arterial (UCC Arouce), palestras e um simulacro de incêndio. A ação organizada pela Câmara Municipal em parceira com a Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade, denominada “Seniores com Vida” primou pela variedade dos temas apresentados, assim como pela adesão do púlico de diferentes faixas etárias.
Entre os oradores esteve Figueiredo Fernandes, clínico geral na USF Serra da Lousã, que desmistificou vários aspetos acerca do envelhecimento ao longo da apresentação, “Cuidados Permanentes: Suporte de Vida”. Na qualidade de médico, Figueiredo Fernandes sublinhou a importância de “motivar os cidadãos para se prepararem para a fase final da vida” de forma saudável.
A assistente social Filipa Marques complementou as intervenções, exemplificando os vários tipos de violência doméstica que podem recair sobre a população idosa. A oradora concluiu a sua apresentação, intitulada “Inimigo Privado”, oferecendo pistas para a identificação deste problema social, aparentemente invisível.
A prevenção e procedimentos a seguir em caso de incêndio foram assegurados por uma equipa de quatro elementos, dirigida por André Almeida, dos Bombeiros Municipais da Lousã. O simulacro de incêndio levado a cabo pelos bombeiros serviu de alerta à criação de planos de emergência para grupos de risco, como sejam os cidadãos com mobilidade reduzida e/ou cidadãos da terceira idade.
Os representantes da Santa Casa da Misericórdia da Lousã, Isabel Bronze, e ARCIL, Fernando Silva, elucidaram os presentes acerca do trabalho que desenvolvem ao nível da valorização dos indivíduos que acolhem.
Autoria: Cláudia Santos e Tatiana Ribeiro
Fonte: Jornal Trevim

Saturday, October 5, 2013

Provedoria acompanha obras de acessibilidade na Praceta Sá Carneiro


A Câmara Municipal efetuou intervenções na Praceta Sá Carneiro ao nível da acessibilidade para melhorar a qualidade de vida para todos.

Estas obras foram acompanhadas pela Provedoria Municipal.

Provedoria acompanha obras de acessibilidade na Alameda Carlos Reis


Na Alameda Carlos Reis foi contemplada com obras de acessibilidade pela Câmara Municipal, desde de alargamentos de passeios, criação de passadeiras e estacionamentos para pessoas com deficiência.
Com estas obras, o Parque Carlos Reis tornou-se mais atrativo e cativante.