Monday, December 17, 2012

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

 Se eu consigo, eles também podem conseguir”

José Leonardo, professor de Física e Química na Escola Secundária da Lousã, acredita que o seu exemplo pode inspirar os seus alunos. Está em cadeira de rodas há mais de dez anos e nunca parou de dar aulas. “Se eu consigo, eles também podem conseguir”, diz
Uma vez que toda a Escola Secundária com 3.º Ciclo é acessível, com exceção feita à biblioteca, a única dificuldade que sente é na preparação das aulas práticas nos laboratórios. Tem de pedir ajuda, algumas vezes, a algum colega para organizar essas aulas. De resto, o quotidiano decorre com normalidade. E isso deve-se a um fator, que identifica facilmente. “A escola é acessível, não só nos aspetos arquitetónicos, mas também nos aspetos humanos. Não noto que haja preconceito, os alunos, os funcionários, os professores já estão habituados a terem alunos, professores e funcionários também com deficiência. As pessoas não são olhadas de forma diferente e julgo que essa é a grande vantagem da escola”, referiu ao Trevim, a 3 de dezembro, dia em que foi chamado a colaborar nas comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em representação da Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã.
Não foi o único. Outras pessoas portadoras de deficiência e bem sucedidas profissionalmente deram o seu testemunho: Rui Matos, professor de economia naquele estabelecimento de ensino, José Moreira, massagista auxiliar na ARCIL, e ainda Paulo Marques e Sandra Lopes, Técnico Oficial de Contas e massagista na Associação de Desenvolvimento e Formação Profissional de Miranda do Corvo, respetivamente. Lourdes Fonseca, professora de educação especial e organizadora das comemorações, salienta o objetivo do evento. “Nós fazemos disto um dia especial. Não é uma comemoração do que quer que seja, é mais para estarmos juntos, para que os miúdos vejam que outras pessoas com deficiência também conseguem chegar a algum lado. Partilhar essa experiência é para nós a coisa mais importante”.
Esta comemoração contou com a participação dos colaboradores convidados, parceiros sociais, pais e encarregados de educação, Agrupamento de Escolas e Escola Secundária da Lousã.
Alunos simulam cegueira na sala de aula
No dia 3, alguns alunos exprimiram o que sentiram quando experimentaram trabalhar, nas aulas de Tecnologias de Informação e Comunicação, com uma venda nos olhos. Além de não conseguirem encontrar o botão para ligar o computador, não conheciam o teclado. Por  outro lado, no quadro escreveram tudo torto, pensando estar direito. “sentiram-se cegos”, descreve a professora Lourdes Fonseca. Neste contexto, José Moreira, cego desde criança, explicou que o cérebro se vai habituando e adaptando ao longo dos anos às atividades que a pessoa precisa de desempenhar.No seu caso, tem a vida facilitada porque tem um cão guia – que vai ser substituído em breve porque precisa de “reforma” - e o apoio da família.
Legislação por aplicar
Passados 20 anos da instituição do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, há direitos que ainda estão por salvaguardar. “Em termos de legislação, temos uma legislação adequada e perfeitamente moderna no que diz respeito aos direitos das pessoas com deficiência. Falta pôr na prática essa legislação. Continuamos a ter instituições públicas que não são acessíveis quando a lei já prevê. Continuamos a ter situações de órgãos públicos em que a comunicação não é feita de forma adequada para pessoas com deficiência auditiva ou visual poderem ter acesso à mesma comunicação”, salienta José Leonardo. “Apesar de a lei prever, ainda temos prédios que são construídos sem a mínima acessibilidade quando ela está prevista na própria lei que prevê que, pelo menos, deveriam ter acessibilidade à entrada”.
 
Fonte: Jornal Trevim Maria João Borges

Friday, December 7, 2012

“Experiências Partilhadas na Escola”

grupo liderado por jose morreira e leonardo na escola

Abordando a temática “Dificuldades sentidas?…Dificuldades superadas?”
Interação com cidadãos portadores de deficiências várias:
José Moreira, Massagista auxiliar da ARCIL; Paulo Marques, TOC da Fundação ADFP; Sandra Lopes, Massagista da Fundação ADFP; Rui Matos, Professor da Escola Secundária; José Leonardo, Professor da Escola Secundária na representação da Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã.


“ E se eu fosse…uma pessoa portadora de deficiência motora, visual ou auditiva” - 

Depoimentos dos alunos e dos professores que participaram nas atividades, realçasse
um pequeno filme mostrando as dificuldades sentidas por uma pessoa invisual (os alunos vendados foram convidados a deslocar-se no interior da sala e a trabalhar num computador).

Por fim, contou ainda, com uma intervenção importante, do Presidente da ARCIL, Dr. Marques Leandro.

Thursday, December 6, 2012

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA SECUNDÁRIA

grupo de musica de pessoas com deficiencia
 
Com a atuação do grupo musical da Arcil ”Os irmãos do Blue”

Monday, December 3, 2012

Antena 1 destacou Lousã

logo da antena 1

O concelho da Lousã é um dos poucos do país com um provedor das pessoas com deficiência.
Neste Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Antena1 foi à vila do distrito de Coimbra perceber a importância desta figura.
Há sinais do trabalho desenvolvido pelo provedor da autarquia em prol dos cidadãos com deficiência em vários locais, a começar pelos paços do concelho, passando por vários edifícios municipais, e terminando em estabelecimentos comerciais. Rampas, elevadores, espaços sem obstáculos, e sinalética em Braille são algumas marcas deste trabalho.

O provedor municipal das pessoas com incapacidade, João Henriques, explica que até o site da autarquia foi pensado para as pessoas que não veem, facilitando o contacto e a resolução dos problemas.