Thursday, October 25, 2012

Cantora Alexandra fecha Semana Sénior

GNR na semana senior
Alexandra, conhecida pela sua voz portentosa ao cantar fados, muitos deles eternizados por Amália Rodrigues, é a artista convidada pela Câmara Municipal da Lousã para fechar a Semana Sénior este sábado, dia 6, no Parque Municipal de Exposições.

O espetáculo começa às 21:30, é de entrada livre e encerra as comemorações da semana sénior, que começaram na segunda-feira e decorreram ao longo de toda a semana,  pelas freguesias do concelho. A sessão introdutória denominada “Encontro Seniores Com Vida”, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal, na manhã do dia 1, abordou temáticas de interesse para os séniores e para as pessoas com mobilidade condicionada ou reduzida, nomeadamente postura corporal, produtos de apoio, segurança, intervenção comunitária, tendo sido também apresentado o Plano Municipal Sénior. Cerca de duas dezenas de idosos da Santa casa da Misericórdia tiveram a oportunidade de ver algumas das ajudas técnicas a que têm direito – andarilhos, camas articuladas, bengalas – de modo a alcançarem uma maior qualidade de vida. Também a GNR esteve na sessão, acompanhada por crianças que, com indumentária policial, apresentaram alguns dos cuidados que os mais velhos devem ter para sua segurança, sobretudo se viverem sozinhos. “Só andem com o dinheiro que precisem”, referiu um dos meninos, ao qual se seguiram outras vozes pueris, que alertaram os mais velhos para não abrirem a porta a estranhos, a não guardarem dinheiro em casa e a avisarem a polícia quando se ausentarem de casa por longos períodos de tempo.
Jornadas Idosos com vida
O encontro foi organizado pela Provedoria Municipal das Pessoas com Deficiência e serviu de introdução às festividades da semana, que nesse dia tiveram a sua  continuidade em Serpins, com ginástica, torneio de sueca, peddy-paper, e ainda com o grupo musical “Desafinados de Serpins”. Terça-feira, dia 2, o Clube Recreativo Ermiense acolheu um torneio de fito, uma peça de teatro e  a Escola de Concertinistas da Lousã. Na quarta-feira, o Clube Recreativo Vilarinhense acolheu o rancho folclórico da ARCIL, teatro amador, poesia, testemunhos dos escuteiros de Serpins e cantares populares pelo Grupo “Encontro de Gerações” da ADIC.
Programa continua em Foz de Arouce
Hoje, dia 4, o programa da Semana Sénior continua em Foz de Arouce com um torneio de fito e ginástica intergeracional e, às 17:00, com baile com o grupo musical “Rouxinóis do Ceira”.
Amanhã, sexta-feira, dia 5, é apresentada ao público uma peça de teatro, pelo Teatro Amador das Gândaras, constituído por habitantes da freguesia. A representação começa às 15:00, estando prevista uma hora depois a atuação do grupo Usbatmal, seguido das guitarras e vozes da Associação Didática e Recreativa Arte e Saber. Às 17:00, realiza-se um concurso de doçaria, que antecede a atuação da Escola de Concertinistas da Lousã, marcada para as 17:15. Sábado, dia 6, é a vez do Centro Social e Cultural do Pinhal, na freguesia da Lousã, receber a Semana Sénior. A festa começa às 15:00 com uma missa na capela de Nossa Senhora da Conceição, seguindo-se baile com o duo musical “Rédea Solta”.
Em todas as freguesias, decorreu a sessão de esclarecimento “Idosos em Segurança”, pelo Grupo de programas especiais da GNR da Lousã e uma intervenção comunitária pela Unidade de Cuidados na Comunidade Arouce. 
Fonte: Jornal Trevim

Associação Salvador na Lousã

 Pessoas com mobilidade reduzida vivem experiências desportivas


Quarenta pessoas da Associação Salvador, 19 delas com mobilidade condicionada, estiveram na Lousã de 21 a 23 de setembro, onde puderam experimentar algumas atividades ligadas ao desporto no Parque de Campismo de Serpins, nomeadamente realização de slide, experimentação da piscina, e andar de moto 4. Visitaram também a aldeia de Xisto do Candal, uma aldeia já com condições de acessibilidade.

Esta visita decorreu no âmbito do projeto “Lousã Destino de Turismo Acessível” e foi organizado
numa ação concertada entre a Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade, a Câmara Municipal da Lousã e a ARCIL, entidades integradoras e promotoras do turismo acessível. Estas associações têm como objetivo oferecer condições plenas de realização de desportos que proporcionem um prazer pessoal e superação das limitações das pessoas com mobilidade reduzida numa ótica de turismo para todos.
 
Fonte: Jornal Trevim

Thursday, October 11, 2012

Fim-de-semana radical

grupo Salvador
Lousã, destino de turismo acessível acolheu um grupo de jovens da Associação Salvador para um fim-de-semana radical entre os dias 21 a 23 de setembro. Participaram 40 pessoas, entre as quais 19 com mobilidade condicionada, acompanhantes, voluntários e staff.

O grupo foi recebido pelo Provedor Municipal, João Henriques, que deu as boas vindas e se disponibilizou a prestar colaboração necessária durante a estadia do grupo.

Do programa constou atividades como o slide, piscina, buggy e moto 4 no Parque de Campismo de Serpins e ainda de uma visita à aldeia do Xisto do Candal. Este programa, foi organizado através de uma ação concertada entre a Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade, a Câmara Municipal da Lousã e a ARCIL, entidades integradoras e promotoras do turismo acessível, cujo objetivo é oferecer condições plenas de realização de desportos que proporcionem um prazer pessoal e superação das suas limitações numa ótica de turismo para todos.

Turismo Acessível "CONSIGO" Magazines na RTP

Turismo Acessível na Lousã
28 setembro 2012 - CONSIGO - Magazines - RTP

Wednesday, October 10, 2012

A Provedoria Municipal da Lousã com o Selo “Azeméis Integra”

O Provedor em Holiveira de Azemeis

O Selo “Azeméis Integra” é da responsabilidade da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e da Comissão Municipal para a Deficiência, e tem como âmbito de aplicação os imóveis e respetivos espaços exteriores que recebam público e sediados no Concelho de Oliveira de Azeméis.

Objetivos:

• Com o Selo “Azeméis Integra” pretende-se sensibilizar os responsáveis, particulares e público em geral, dos equipamentos e estabelecimentos que recebem público para as matérias da acessibilidade e inclusão social.

• Reconhecer e referenciar os equipamentos e estabelecimentos que estão dotados de condições de acessibilidades, constituindo um incentivo à eliminação das barreiras arquitetónicas e, assim, uma forma de melhorar as suas condições de receber todos os públicos.

• Divulgar o princípio da ACESSIBILIDADE como:

• Direito básico dos cidadãos à integração;

• Critério de qualidade, sinónimo de conforto e de segurança.