Saturday, December 26, 2009

Iniciativa da Provedoria

congresso da Provedoria

Mais 35 estabelecimentos recebem o selo “Lousã Acessível”

Na quarta sessão de entrega de selos “Lousã Acessível” foram mais 35 os estabelecimentos que receberam o dístico que identifica os locais que possuem condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada. No total, são já 143 os estabelecimentos reconhecidos, num esforço para melhorar a acessibilidade em todo o concelho

A cerimónia teve lugar no auditório da Biblioteca Municipal, no dia 26 de Novembro, e serviu para a equipa da Provedoria Municipal continuar a sensibilizar a plateia, composta em grande parte por empresários, para a importância da eliminação das barreiras arquitectónicas, como meio de promover uma melhoria da qualidade de vida da população em geral, mas, particularmente, das pessoas com mobilidade condicionada.

O provedor municipal das pessoas com incapacidade da Lousã, Ernesto Carvalhinho, começou por referir “a crescente consciencialização” com a temática da acessibilidade no município da Lousã, destacando o papel da ARCIL e da provedoria nesta matéria, num esforço contínuo para que “não haja barreiras à plena circulação e para que as pessoas com incapacidade possam entrar em todos os estabelecimentos”.

O assessor João Henriques, tetraplégico, destacou o “sucesso” da iniciativa que tem como objectivo incentivar os estabelecimentos a criarem e/ou melhorarem as condições de acessibilidade, sinaliza os estabelecimentos que já possuem condições de acessibilidade e optimiza as condições de acesso aos estabelecimentos de forma a torná-los atractivos, facilitando as condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada (pessoas com vários tipos de deficiência/incapacidade, pessoas com canadianas, mães com carros de bebés, idosos, grávidas).

Por seu turno, José Moreira, membro do grupo técnico de Acessibilidade e com uma incapacidade visual, alertou os empresários para a importância de saber receber pessoas com necessidades especiais. “O selo não pode representar só este momento, é preciso que façam por continuar a melhorar a acessibilidade dos estabelecimentos, e os funcionários atendam normalmente as pessoas com incapacidade. Além da acessibilidade física, é também necessária a acessibilidade pessoal”.

Acessibilidade para o futuro

Antes de os empresários receberem o selo, Fernando Carvalho dirigiu-se à plateia para referir que os problemas não vão ser resolvidos de um dia para o outro, ainda assim, não se pode fazer a diferença nas pessoas e na acessibilidade. “O orçamento não permite resolver tudo ao mesmo tempo, o mais importante é estancar o que se fez de errado ao longo de anos, porque fazer uma obra com acessibilidade não fica mais caro, ao contrário de quando é preciso encontrar soluções para algo que já está construído”, referiu. O edil deu o exemplo de Barcelona que há 60 anos se empenha em matéria de acessibilidades e ainda não conseguiu resolver todos os problemas.

No entanto, o presidente da Câmara acredita no trabalho que está a ser desenvolvido, referindo a importância de todos os parceiros e da própria sociedade no desenvolvimento de um projecto para tornar o concelho numa imagem de marca em matéria de acessibilidade, destacando ainda o apoio que está a ser dado pela autarquia para casas onde morem pessoas com dificuldades.

Entidades que receberam o Selo “Lousã Acessível”:

Vodafone; Dubê Modas; Orquídea Modas; Alfinete Dourado; Telomir Distribuição de Gás Lda; Cestinha de Prata; Casa Jorge; Ferragens e Utilidades da Lousã; Gregório Bicicletas; Boutique Concha Douro; Super Sol; Molduras Lousã; Caleiras Bar / Restaurante; Hortelã Pimenta; Moinho Bar; Histórico Bar; Luz Verde 2; O Arunce; Tó dos Frangos; Mimosa da Beira; Café Lousanense – Travessa; Nature House; Sociedade de Peças Auto, Lda; Paulo Tomás; Imobiliária ERA; Centro Médico-Cirúrgico; Caixa de Crédito Agrícol; Farmácia Torres Padilha; Dental Puzzle; Konkretos; Licor Beirão - J. Carranca Redondo; Mata Borrão – Publicidade e Artes Gráficas Lda; Branhall Lda; Valdemar Antunes Correia e Bandeira Louzan.


Fonte: Jornal Trevim

35 Novos Selos ”Lousã Acessível”

selo Lousã

No âmbito do Selo “Lousã Acessível”, foram entregues no passado dia 26 de Novembro, no Auditório da Biblioteca Municipal, a entrega de 35 novos selos a estabelecimentos que se verificaram reunirem as condições de acessibilidade constantes nas normas.

Este trabalho foi efectuado por alguns elementos do Grupo Técnico que testaram as acessibilidades in locco aos seguintes estabelecimentos: Vodafone, Dubê Modas, Orquídea Modas, Alfinete Dourado, Telomir Distribuição de Gás lda, Cestinha de Prata, Casa Jorge, Ferragens e Utilidades da Lousã, Gregório Bicicletas, Boutique Concha Douro, Super Sol, Molduras Lousã, Caleiras Bar / Restaurante, Hortelã Pimenta, Moinho Bar, Histórico Bar, Luz Verde 2, O Arunce, Tó dos Frangos, Mimosa da Beira, Café Lousanense – Travessa, Nature House, Sociedade de Peças Auto, Lda, Paulo Tomás, Imobiliária ERA, Centro Médico-cirúrgico, Caixa de Crédito Agrícola, Farmácia Torres Padilha, Dental Puzzle, Konkretos, Licor Beirão - J. Carranca R. , Mata Borrão – Publicidade e Artes Gráficas Lda, Branhall Lda, Valdemar Antunes Correia e Bandeira Louzan.

É de salientar que a Provedoria Municipal continuará a trabalhar no âmbito do Selo “Lousã Acessível”, por forma a atingir a maior eficácia possível em termos de acessibilidades, com vista à integração e utilização por todos.

Conferência Internacional

Provedor no turismo

Decorreu nos dias 19 e 20 de Novembro, no Hotel Meliá Palácio da Lousã, uma Conferência Internacional sobre a temática “Necessidades de Acessibilidade e Design For All no Turismo Para Todos”. Este evento teve a organização da Câmara Municipal da Lousã, da Provedoria das Pessoas com Incapacidade da Lousã, da Proasolutions.pt Lda (consultora em Acessibilidade e Desenho para Todos) e da Design for All Foundation.

A temática da Acessibilidade é transversal a todas as áreas da sociedade, nomeadamente nos municípios, no que diz respeito à gestão de espaços e edifícios públicos e às empresas do sector turístico, considerando as instalações e serviços.

Esta iniciativa trouxe à Lousã peritos nesta área, que apresentaram algumas das melhores práticas implementadas na Europa.