Sunday, June 28, 2009

Sessão Informativa - “Medidas de Apoio ao Sector do Turismo”

seminario turismo

Sessão Informativa - “Medidas de Apoio ao Sector do Turismo”

Linhas de Crédito PME INVESTE e Sistemas de Incentivos

Turismo de Portugal, I.P.

A Câmara Municipal da Lousã, através da coordenação da Estrutura de Missão do projecto “Lousã, Destino de Turismo Acessível”, em colaboração com o Turismo de Portugal, I.P. e com a o Turismo do Centro de Portugal, promoveu no passado dia 23 de Junho, no auditório da Biblioteca Municipal da Lousã, uma sessão informativa sobre “Medidas de Apoio ao Sector do Turismo” – Linhas de Crédito PME INVESTE II e III e Sistema de Incentivos do QREN, integrado no Plano Estratégico do projecto “Lousã, Destino de Turismo Acessível”.

Esta iniciativa contou com a presença da Dr.ª Maria José Catarino, Vogal do Conselho Directivo do Turismo de Portugal, I.P., que na sua intervenção apresentou as Medidas de Apoio ao Sector do Turismo apoiadas pelo Turismo de Portugal, e ainda com a presença do Dr. Pedro Machado, Presidente Turismo do Centro de Portugal.

Na abertura da sessão, o Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Dr. Fernando Carvalho, informou que esta seria uma possibilidade dos presentes verem esclarecidas as suas dúvidas sobre esta matéria. Referiu ainda que está em curso o projecto “Lousã, Destino de Turismo Acessível”, sendo esta uma oportunidade de diferenciação dos agentes económicos, neste mercado.

A moderar o debate, esteve o coordenador deste projecto, Dr. Filipe Carvalho, que começou por sensibilizar os presentes, sobre a necessidade de intervenções de melhoria, quer do ponto de vista de infra-estruturas físicas, quer de serviços, essenciais para o aumento da qualidade da oferta de um novo produto turístico na Lousã, o Turismo Acessível.

Nesta sessão estiveram presentes entidades de natureza pública e privada de diversas áreas de negócio, desde o alojamento, a restauração, empresas de animação turística, artesanato, associações de desenvolvimento local, banca, saúde, comércio, entre outras.

Esta apresentação do Turismo de Portugal informativa foi de suma importância para o esclarecimento e divulgação de um conjunto de medidas disponíveis e aplicáveis ao sector do turismo, no sentido de o tornar mais competitivo, na oferta de produtos, serviços e infra-estruturas turísticas no concelho da Lousã.

Sunday, June 21, 2009

“Medidas de Apoio ao Sector do Turismo” – Linhas de Crédito PME INVESTE II e III

A Câmara Municipal da Lousã, através da coordenação da Estrutura de Missão do projecto “Lousã, Destino de Turismo Acessível”, em colaboração com o Turismo de Portugal, I.P. e com a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, promove no próximo dia 23 de Junho, pelas 15.00 horas no auditório da Biblioteca Municipal da Lousã, uma sessão informativa sobre “Medidas de Apoio ao Sector do Turismo” – Linhas de Crédito PME INVESTE II e III.

Esta acção dirige-se aos empresários, investidores, entidades de natureza pública e privada do sector do turismo do concelho da Lousã, procurando divulgar e esclarecer um conjunto de medidas apoiadas pelo Turismo de Portugal, I.P., (Linhas de Crédito e Sistemas de Incentivos do QREN) disponíveis e aplicáveis a este sector, no sentido de o tornar mais competitivo, na oferta de produtos, serviços e infra-estruturas turísticas no concelho da Lousã.

PROGRAMA

15h00 – Recepção
15h15 – Intervenção do Senhor Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Dr. Fernando Carvalho
- Intervenção do Dr. Pedro Machado, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro
de Portugal
15h30 – Intervenção da Drª Maria José Catarino, Vogal do Conselho Directivo do Turismo de
Portugal, I.P.

1. Apresentação das Linhas de Crédito PME INVESTE

- PME Investe II
- Linha + Restauração
- Linha Geral
- PME Investe III
- Linha Sector do Turismo
- Linha Turismo de Habitação e Turismo em Espaço Rural
- Linha Micro e Pequenas Empresas

2. Alterações aos Sistemas de Incentivo do QREN

16h30 – Debate
Moderador: Dr. Filipe Carvalho, Coordenador do projecto "Lousã, Destino de Turismo Acessível"
17h00 – Encerramento

Monday, June 8, 2009

Seminário "EQUALTURISMO"

seminario

No âmbito do Curso EFA de Técnicas de Informação e Animação Turística, foi promovido pelos formandos da ACTIVAR, um Seminário sobre o EQUALTURISMO.

Esta actividade, contou com cerca de 80 participantes no Auditório da Biblioteca Municipal da Lousã, tendo como prelectores, nos Painéis o Dr. Filipe Carvalho, Dr. Pedro Machado e Sr. João Henriques. Ainda na mesa, a discussão foi moderada pelo Vereador do Turismo, Luís Antunes e pela Dr.ª Fernanda Vaz, Presidente da Associação promotora do evento.

Destacamos as apresentações do Dr. Filipe Carvalho coordenador do projecto “Lousã, destino de turismo acessível” e do Sr. João Henriques (assessor do Provedor) ao mostrar o trabalho efectuado pela provedoria.

Com o objectivo de debater a problemática da Igualdade de Oportunidades no Sector do Turismo e tendo como pressuposto que este é um bem social, e que deve estar ao alcance de todos os cidadãos, torna-se imperiosa a constituição de novos instrumentos de trabalho, que procurem a inclusão social, quebrando de forma harmoniosa todas as barreiras existentes.