Monday, October 27, 2008

Grupo Técnico de Acessibilidades reúne

provedoria

Grupo Técnico de Acessibilidades reúne

Bancos e escolas alvo de levantamento a nível de acessibilidade

Reuniu na manhã do dia 4, no Lagar Mirita Sales, o Grupo Técnico de Acessibilidades da Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade.



O encontro teve como objectivo apresentar o ponto da situação de alguns projectos em que a provedoria está envolvida. Além do projecto “Lousã: Destino de Turismo Acessível” (ver texto ao lado), foram apresentados os levantamentos efectuados pela provedoria a nível de acessibilidade, feito o ponto da situação do percurso “Trilho do Espigão Acessível” e ainda do “Selo Acessível”.

A provedoria analisou a acessibilidade de instituições bancárias, dos multibancos e dos jardins-de-infância, escolas básicas e EB2,3. “Conversámos com os gerentes dos bancos para resolver as anomalias encontradas e as restantes necessidades, nomeadamente a nível dos estabelecimentos de ensino, foram encaminhadas para a Câmara Municipal, que é a entidade responsável”, referiu a técnica Isabel Dias. “O caso da EB 2,3 é que está parado até se definir quem fica com as instalações, se a Câmara ou o Ministério da Educação”, referiu o Provedor Municipal das Pessoas com Incapacidade, Ernesto Carvalhinho. “Mas era bom que fossem feitas obras com urgência”, atalhou João Henriques, assessor do provedor, na medida em que há crianças com deficiência a frequentarem o estabelecimento. A principal prioridade encontrada é a criação de uma casa de banho adaptada, ainda inexistente.

Foi também dado a conhecer o ponto da situação do percurso pedestre “Trilho do Espigão Acessível”, sendo o único caminho pedestre acessível já projectado. O percurso foi pensado para que seja possível a observação dos veados, usufruindo da paisagem serrana. Tratando-se de um percurso acessível a todos, está a ser pensada a instalação de pisos sensoriais, bem como a colocação de sinalética adaptada. Como, entretanto, foi instalado no local um parque eólico, António Queirós, técnico de percursos pedestres, está em conversações com a empresa que instala as turbinas a fim de conseguir algum financiamento para a criação do percurso. Em relação ao selo acessível, serão entregues, no dia 10 de Novembro, mais dísticos, alguns a oficinas e fábricas, ultrapassando-se a fasquia de mais de cem selos atribuídos.

Fonte: Jornal Trevim

Lousã acolhe reunião do projecto MIT

projecto MIT

Lousã acolhe reunião do projecto MIT
Turismo de natureza une ibéricos

Decorreu quarta-feira, dia 1, na Lousã, uma reunião de trabalho sobre turismo de natureza, no âmbito do projecto “MIT - Mobilidade, Inovação e Território”, que visa promover a valorização da realidade territorial das regiões Centro de Portugal e de Castilla e León, em Espanha

MARIA JOÃO BORGES

UMA VEZ QUE AS DUAS REGIÕES ESTÃO LIGADAS EM TERMOS GEOGRÁFICOS, CONSTITUINDO O CORREDOR IRUN-PORTUGAL, COM INSFRA-ESTRUTURAS DE TRANSPORTES RODO E FERROVIÁRIAS RECONHECIDAS A NÍVEL EUROPEU, FOI ASSINADO UM PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO EM 2005 ENTRE A JUNTA DE CASTILLA E LÉON E A COMISSÃO DE COORDENAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO CENTRO, PARA A CRIAÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE TRABALHO QUE DEFINISSE ESTRATÉGIAS DE ACÇÃO PARA A DINAMIZAÇÃO DE INICIATIVAS DE COOPERAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA EM DIVERSOS SECTORES. A IDEIA É ATRAIR NOVAS ACTIVIDADES ECONÓMICAS, POTENCIAR PÓLOS INDUSTRIAIS, CRIAR SERVIÇOS COM MAIOR VALOR ACRESCENTADO E INCENTIVAR A INOVAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO.

O projecto inclui seis temáticas, uma delas é o turismo. Após uma primeira fase, em que se procedeu ao diagnóstico da situação turística em ambos os territórios, já está em curso uma segunda fase, que inclui abordagens sobre turismo cultural e património, turismo rural e eno-turismo, turismo gastronómico e turismo de natureza. Foi no contexto do turismo de natureza que se realizou a reunião da Lousã, que procurou definir linhas de acção estruturante para o desenvolvimento do turismo de natureza nas duas regiões.

Elisabeth Kastenholz, perita de turismo da Universidade de Aveiro convidada para efectuar o estudo das duas regiões em causa, realçou na sua intervenção alguns factores chave para desenvolver destinos de natureza. A diversidade de recursos naturais, a existência de espaços naturais protegidos, boas acessibilidades, limpeza e conservação das zonas envolventes, adequadas infra-estruturas de acolhimento, sinalização e equipamentos básicos e excelentes guias e monitores com conhecimento de idiomas foram alguns dos elementos fundamentais apontados.

“Desta reunião vai resultar um documento a realizar por todos os elementos da equipa de trabalho. Será um resumo que servirá para fundamentar o tema do turismo de natureza no âmbito deste projecto, com acções muito concretas de desenvolvimento e de actuações conjuntas”, referiu Filipe Carvalho, lousanense convidado pela CCDRC a integrar a equipa como especialista de turismo da região centro.

Além dos elementos que trabalham directamente para o projecto MIT, foram convidadas para estarem presentes na reunião várias entidades ligadas ao turismo de natureza, a fim de contribuírem para uma reflexão conjunta sobre o tema. Destacando-se a participação de três espanhóis, da Universidade de Salamanca e da Fundação Património Natural de Valladolid, compareceram elementos do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, ADXTUR, da empresa "Accessible Portugal", a primeira agência de viagens de turismo acessível de Portugal, Entidade Regional de Turismo, Agência de Promoção Turística do Centro de Portugal, entre outras.
Fonte: Jornal Trevim

Projecto com uma candidatura aprovada ao POPH

POPH

Projecto com uma candidatura aprovada ao POPH
Lousã prepara-se para ser destino de turismo acessível

Tornar a Lousã o primeiro destino turístico acessível do país é o objectivo do projecto "Lousã: destino de turismo acessível", que já tem três candidaturas a apoio financeiro formalizadas e uma aprovada, no valor de 980 mil euros

Maria João Borges

A candidatura foi aprovada na totalidade e conseguiu arrebatar dez por cento das verbas disponíveis a nível nacional para o POPH, Programa Operacional do Potencial Humano, na medida em que foi considerado inovador do ponto de vista da promoção da inclusão. Para a execução dos objectivos da candidatura está a trabalhar desde 1 de Setembro na Câmara Municipal da Lousã, Filipe Carvalho, técnico de gestão e planeamento em turismo, convidado pelo presidente da autarquia para ser o coordenador da equipa técnica de todo o projecto. O objectivo desta candidatura ao POPH é estabelecer planos, conceber conteúdos, trocar experiências e lançar iniciativas relacionadas com a acessibilidade. Terá dois anos e meio de execução na prática.

A segunda candidatura foi feita ao programa INTERREG e consiste na criação de uma rede europeia de destinos acessíveis, preparados para satisfazer as necessidades de todos, aproveitando as facilidades oferecidas pelas novas tecnologias. A rede será liderada pela Lousã como destino privilegiado de turismo de natureza e tem associadas as cidades de Ávila, na área do turismo do património, e Palma de Maiorca, no sector do turismo de praia. "Foram estabelecidas conversações com destinos turísticos portugueses da região centro, mas, como havia datas a cumprir, não conseguiram integrar a candidatura", explicou ao Trevim Filipe Carvalho. A terceira candidatura, ao POVT, inclui a requalificação do pavimento (abandonando-se a calçada portuguesa) da zona que medeia a Igreja Matriz e a Fábrica de Papel do Prado, prevendo também a colocação de passadeiras, rotundas e outras estruturas noutros espaços urbanos da vila. Estas duas últimas candidaturas estão a aguardar resultados.

Projecto

O projecto começou a ser pensado logo após a criação no concelho da figura do Provedor Municipal das Pessoas com Incapacidade, em 2004. Ganhou outra intensidade com o congresso sobre turismo acessível em 2007, realizado na Lousã. A task force criada na sequência do congresso e constituída por vários elementos da sociedade civil foi decisiva para a criação e consolidação deste projecto, que tem como objectivos intervir no alojamento, na restauração, nos espaços públicos, transportes, serviços de segurança, saúde e apoio social, ajudas técnicas urbanas, entre outros sectores, numa perspectiva de aplicação do conceito universal de um turismo acessível a todos, para todos, numa abordagem sistémica, exigindo a colaboração de toda a comunidade.

Em 2008, a Câmara Municipal da Lousã passou a liderar o processo, formalizando as candidaturas para a obtenção do financiamento e encabeçando a estrutura de missão, que será responsável pela execução do projecto. A estrutura ainda está em formação, mas será apresentada publicamente em breve.

O projecto foi dado a conhecer na última reunião da Assembleia Municipal da Lousã e teve uma boa aceitação por parte dos deputados. Miguel Gaspar (PSD) realçou o carácter pioneiro do projecto, uma inovação que a Lousã já tem vindo a protagonizar na área da deficiência, nomeadamente a nível da inclusão educativa. Joaquim Lourenço (PSD) referiu que o projecto "é do melhor" e Fortunato de Almeida, líder da bancada social-democrata, sublinhou "que mais do que um projecto" estava ali "um produto". Só o deputado da CDU, Figueiredo Fernandes, defendeu que aquele seria "um grande projecto" se envolvesse destinos turísticos nacionais.

O presidente da Câmara Municipal da Lousã, Fernando Carvalho, sublinhou que o projecto é inovador e que, se a Lousã se tornar no primeiro destino de turismo acessível, pode vir a certificar destinos e equipamentos turísticos, já que não existe nenhuma entidade certificadora no país.

Fonte: Jornal Trevim

Thursday, October 23, 2008

Concurso "Escola Alerta" já lançado

escola alerta

Propor a eliminação de barreiras é o desafio dado às crianças e jovens
Concurso "Escola Alerta" já lançado

Já foi lançado o concurso local "Escola Alerta", promovido pela Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade, em consonância com o concurso nacional do Instituto Nacional para a Reabilitação.

O concurso é destinado a todas as crianças do ensino pré-escolar integradas nos jardins-de-infância da rede pública e privada, a todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, ensino secundário e profissional e, por fim, a Instituições Particulares de Solidariedade Social ou outras equiparadas que possuam valências sem ser o ensino.

As candidaturas devem ser entregues na Provedoria até ao dia 19 de Dezembro, sendo que a comunicação dos resultados será dada aos participantes até ao dia 14 de Janeiro de 2009. A cerimónia pública de entrega de prémios será a 30 de Janeiro.

Sensibilizar as crianças e jovens para a importância das acessibilidades no dia-a-dia das pessoas com mobilidade condicionada é o objectivo do concurso, que inclui uma componente de reflexão e outra de inventariação das barreiras sociais, de comunicação, urbanísticas e arquitectónicas existentes e a indicação de propostas para a sua eliminação.
Fonte: Jornal Trevim

Thursday, October 16, 2008

Provedoria continua a sensibilizar para a acessibilidade

arouce

No passado dia 10 de Setembro, o Provedor José Ernesto Carvalhinho e alguns elementos da Provedoria, nomeadamente, o João Henriques, Assessor do Provedor e Filipe Carvalho, deslocaram-se à Junta de Freguesia de Foz de Arouce, que se encontrava em obras de remodelação, com a finalidade de testar as acessibilidades físicas.

Na presença do Presidente da Junta de Freguesia, José Padrão e do Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Dr. Fernando Carvalho, foi elogiada a intervenção e foram dadas algumas sugestões para melhorar a acessibilidade. Nomeadamente, a sinalização vertical do estacionamento misto (pessoas com deficiência, grávidas) e também se discutiu a possibilidade de rampear até à entrada da porta principal, com o mesmo material da zona envolvente, substituindo a rampa amovível que se encontrava no local. A alteração facilitaria o acesso ao Multibanco por parte das pessoas com deficiência motora. As sugestões foram bem aceites.

A Provedoria continua a cumprir o seu objectivo que é contribuir para uma melhor qualidade de vida e efectiva integração social das pessoas com deficiência/incapacidade.

Isabel Dias