Thursday, June 26, 2008

Futuros técnicos de turismo… visitam concelho da Lousã

turismo Lousã

No âmbito da disciplina de Atelier de Organização e Legislação Turística, realizou-se no passado dia 18 de Junho, uma visita de estudo dos alunos do 1º ano do curso de turismo da Escola Superior de Educação de Coimbra, ao concelho da Lousã.


Esta visita permitiu dar a conhecer aos futuros técnicos de turismo algumas das valências do concelho, no que toca a infra-estruturas turísticas existentes, desde o Ecomuseu da Serra da Lousã – Dr. Louzã Henriques, Capela da Misericórdia, Meliá Palácio da Lousã – Boutique Hotel, Pousada da Juventude da Lousã, Aldeia do Xisto do Candal e respectiva Loja do Xisto e o empreendimento de Turismo em Espaço Rural – Quintal de Além do Ribeiro – Turismo Rural.


A visita de estudo permitiu também a participação dos alunos numa reflexão de ideias, no auditório do Ecomuseu, na qual participaram entidades como a ARCIL, Câmara Municipal da Lousã, Escola Superior de Educação de Coimbra, Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade de Lousã e Santa Casa da Misericórdia da Lousã. Esta reflexão, possibilitou dar a conhecer aos alunos o enquadramento dos esforços que têm vindo a ser feitos no município, no sentido de divulgar e proporcionar uma cultura de inclusão no que se refere à área da acessibilidade.


O conjunto destes esforços, destas e de outras entidades, levou a cabo o desenvolvimento de um projecto pioneiro a nível nacional no âmbito do turismo acessível: “Lousã, Destino de Turismo Acessível”.


O objectivo deste projecto é beneficiar do trabalho desenvolvido na Lousã durante décadas na área da acessibilidade, através da criação ou adaptação de infra-estruturas, edifícios e serviços de forma a permitir a todos (independentemente de ter ou não incapacidade) usufruir turisticamente do território da Lousã.

Este projecto surge como condição de integração das funções humanas do território, procurando posicionar a Lousã relativamente a destinos turísticos concorrentes, garantindo as melhores condições para os turistas portadores de incapacidade.

O propósito desta visita teve em vista, não só o contacto dos alunos com o actual desenvolvimento turístico do concelho, mas também a difusão do conceito da acessibilidade numa cultura de inclusão/integração de e para TODOS, nas mais diversificadas áreas da sociedade.

Tuesday, June 10, 2008

II Jornadas de Turismo e Desporto

Guarda

Provedor foi à Guarda falar de Turismo desportivo acessível

O Instituto Politécnico da Guarda convidou o Provedor, José Ernesto Carvalhinho para fazer uma comunicação sobre Turismo Desportivo acessível, nas II Jornadas de Turismo e Desporto, que se realizou no dia 6 de Maio.
Esteve também presente como prelector, Filipe Carvalho, Técnico de Gestão e Planeamento de Turismo e elemento do Grupo Técnico da Provedoria.

Ambos abordaram a temática do turismo acessível, referindo a importância da realização de um Congresso “Turismo Acessível”, na Lousã, como ponto de partida para uma mudança de mentalidades.
“É importante termos um mercado aberto e acessível a todos, uma vez que as condições acessíveis significam um maior nível de qualidade dos serviços e conforto para todos os potenciais utilizadores, tal poderá resultar numa maior procura dos mesmos”, salientaram.

Quando se fala em turismo acessível, tem que se ter em conta “ a oferta de infra-estruturas, equipamentos e serviços turísticos que de algum modo foram adaptados, para estarem acessíveis a todos” Existem muitas pessoas com incapacidade que mesmo desejando usufruir dos mesmos direitos ao lazer, ao desporto, às férias e às viagens como o resto dos cidadãos, acabam por desistir quando se dão conta que os serviços turísticos não estão minimamente organizados para atender às suas necessidades.

A questão do Desporto adaptado é uma das áreas importantes, quando se fala em Turismo acessível. Todas as pessoas com incapacidade podem praticar qualquer tipo de desporto, desde que o mesmo esteja adaptado às suas necessidades. Como por exemplo: basquetebol em cadeira de rodas, futebol para cegos, vela adaptada, rugby em cadeira de rodas, ciclismo em cadeira de rodas, parapente em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, etc (…).

Ambos os oradores focaram a questão da acessibilidade como sendo uma preocupação transversal aos agentes do Turismo Activo. A complexidade da problemática da acessibilidade coloca grandes desafios aos agentes do Turismo Activo.

Não é fácil, num produto turístico muito dependente de diversificados factores humanos, logísticos e materiais, responder simultaneamente às múltiplas especificidades das pessoas com incapacidades.
Quando os agentes turísticos decidem investir neste mercado, há alterações a fazer nos seus serviços, para colherem resultados positivos. Estas alterações a efectuar nos serviços públicos e privados devem ser dirigidas para toda a diversidade humana, sendo baseadas no desenho para todos.

Contudo, há que ter em atenção não especializar os seus serviços só para pessoas com incapacidade. O Turismo Acessível deve ser direccionado para todas as pessoas, só assim se tornará inclusivo.

Isabel Dias

Delegação Portuguesa de visita pela Bélgica

Jornal Belgica

Belgica jornal

Delegação Portuguesa de visita em “Concelho-Acessível Modelo”

De 27 a 29 de Maio chegou a Overpelt uma delegação da vila da Lousã -16.000 habitantes no distrito de Coimbra- que, acompanhada por membros da associação “Toegankelijkheidsbureau” (agência da acessibilidade), veio visitar alguns edifícios públicos que constituem um bom exemplo no que diz respeito a acessibilidade. Nos últimos anos, Overpelt tornou-se um concelho modelo neste domínio graças a vários investimentos. An De Becker e Femmeken Spaan da agência da acessibilidade belga têm acompanhado estes investimentos e o seu trabalho tornou-se conhecido por toda a Europa. Quando foi feito o pedido da delegação portuguesa para uma visita a um concelho modelo, Overpelt surgiu como exemplo de boa prática. Assim, a delegação portuguesa com Fernando Carvalho, presidente da Câmara, José Carvalhinho, Chefe da equipa de acessibilidade, e António Fontes, promotor imobiliário, esteve na piscina Dommelslag, no pavilhão gimno-desportivo De Bemvoort, no ´t Pelterke, no Palethe e no caminho pedestre para pessoas menos móveis. Segundo os portugueses, esta visita forneceu-lhes muitas novas ideias.

Bélgica


Visita à Bélgica no âmbito do projecto “Lousã: destino turístico acessível”

Nos passados dias 28 e 29 de Maio, o Presidente da Câmara, Fernando Carvalho, o Provedor José Ernesto Carvalhinho, e um elemento da RDPE e Grupo Técnico da Provedoria, António Fontes, deslocaram-se à Bélgica. A visita foi organizada pela “Toegankelijkheidsbureau” (agência da acessibilidade), mais concretamente, pela Mieke Broeders. A mesma anfitriou a comitiva portuguesa, levando-os a Hasselt, onde foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal e a Overpelt, cuja anfitriã foi a vice-presidente da Câmara Municipal e também pelas Estruturas Regionais de Turismo da zona Flamenga.

A visita teve como objectivo visualizar a forma de planeamento urbanístico das cidades, tendo por base as acessibilidades físicas, ao turismo, ao lazer etc. Sendo cidades que já integram este conceito, traduzem-se assim em cidades mais acessíveis.

Ficou em aberto a possibilidade de existir uma parceria com algumas entidades da Bélgica, nomeadamente, com a “Toegankelijkheidsbureau”.

Isabel Dias