Wednesday, December 5, 2007

Participação da task-force “Lousã Acessível” no Congresso Internacional de Turismo para Todos – Valência - Espanha

task-force

Respondendo ao apelo da European Network for Accessible Tourism (ENAT), cerca de 200 participantes marcaram presença no Congresso Internacional de Turismo para Todos, realizado na Comunidade de Valência (Oropesa del Mar) nos passados dias 21 a 23 de Novembro de 2007.

A principal finalidade deste encontro organizado pela Fundación ONCE era a de permitir criar um espaço de partilha de experiências (evolução do turismo para todos atentando aos seus impactos sociais e económicos; exposição de boas práticas no âmbito do turismo acessível), confluências de interesses ou vontades e lançamento de novos desafios (considerando as futuras tendências e exigências de um turismo que se quer com cada vez maior qualidade, mas também demonstrando que o Desenho para Todos resulta em vantagens para a generalidade da população).

No âmbito do projecto “Lousã, Destino Turístico Acessível”, a task-force Lousã Acessível enviou quatro dos seus membros (representantes da Câmara Municipal da Lousã, da Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã, Direcção Regional de Economia do Centro e RDPE – Consultora na área de Turismo) a Valência com o objectivo último de estabelecer contactos com entidades internacionais a desenvolver trabalho reconhecido na área da acessibilidade e turismo, mas também para ter acesso a casos de sucesso na criação de destinos turísticos acessíveis que melhor orientassem o trabalho a desenvolver no concelho da Lousã.

O programa foi vasto e contou com a apresentação de contributos importantes em diferentes aspectos. Abordando-se primeiramente as novas tendências e desafios do turismo no futuro, o congresso passou revista a diferentes ângulos da temática da acessibilidade e turismo: turismo como factor de valorização do modelo de negócio; acessibilidade como factor chave de qualidade; desenho para todos em áreas verdes e de sol & mar; tecnologia ao serviço do marketing; normalização, legislação e desenvolvimento do turismo acessível; participação de diferentes grupos de interesse envolvidos na acessibilidade (formadores e projectistas, administração pública, privados e clientes), entre outros.

Mundialmente existe um potencial de mercado crescente associado ao segmento da incapacidade que começa a ser encarado como uma verdadeira oportunidade de negócio por diversos actores do sector. Apesar da maior parte dos destinos turísticos não ir de encontro às necessidades particulares deste segmento de turismo, outros há que souberam desde cedo actuar pró activamente, merecendo actualmente destaque ao nível da acessibilidade turística. Nas conclusões finais foi partilhada a necessidade de uma confluência de legislação dentro da acessibilidade, que deveria dar lugar, em última instância, a uma norma europeia para todos. Da mesma forma, se apontou a carência de formação e de inclusão laboral ao longo da cadeia turística e se reafirmou a importância da aplicação de um “desenho para todos” como elemento desmistificador do tabu acessível. Foi ainda feito um apelo à responsabilização de agentes como a Administração Pública e as Empresas privadas, para as quais é crucial perceber que destinos mais acessíveis são também necessariamente mais sustentáveis, porquanto se trabalha com um segmento que ajuda a contrariar a sazonalidade, regra geral fidelizando-se se encontra as condições/estímulos que lhe permitem usufruir do destino como qualquer outro cliente. É necessário fazer rampas físicas mas também de mentalidades, que levem a considerar que o que não é acessível também não devia ser aceitável.

A participação da task-force Lousã Acessível foi de grande valia para o arranque do projecto Lousã, Destino Turístico Acessível.

Grupo “Lousã Acessível”