Tuesday, August 21, 2007

Acessibilidades nas Aldeias do Xisto - Gondramaz e Candal

josé

“Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.”

(José Saramago, Ensaio sobre a Cegueira)


No âmbito de uma iniciativa promovida pela Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã e a Associação de Desenvolvimento “PINUS VERDE”, com sede no concelho do Fundão, realizou-se no passado dia 28 de Julho uma visita guiada às Aldeias do Xisto de Gondramaz (Miranda do Corvo) e Candal (Lousã).

Existem 23 Aldeias do Xisto espalhadas por vários municípios do Pinhal Interior Norte. Nos últimos anos têm sido requalificadas, com o intuito de criar pólos de atracção turística, que passem sobretudo pela dinamização dos espaços, recuperação de tradições, valorização do património arquitectónico. A Associação PINUS VERDE é a impulsionadora deste projecto.

Os visitantes foram, na sua maioria, pessoas cegas, amblíopes e com deficiência motora, que tiveram como “guias”, dois elementos da Associação PINUS VERDE.
O objectivo da visita prendeu-se não só em realizar um passeio turístico a essas aldeias, mas também fazer um levantamento de necessidades ao nível das acessibilidades, uma vez que se pretendem criar percursos acessíveis a todas as pessoas, incluindo, as pessoas com mobilidade condicionada.

Ao longo da visita, os intervenientes foram dando algumas sugestões para melhorar a acessibilidade, nomeadamente, a construção de rampas em alguns locais, a criação de audio-guias, com descrições mais pormenorizadas, a marcação do chão em pavimento adequado, quando existir algum objecto que possa ser tocado.

Outras preocupações foram referidas, tais como, a sinalização em relevo das imagens do Homem e Mulher nas casas de banho e os contrastes de cores nos painéis, fundamentais para as pessoas amblíopes.

As pessoas com deficiência visual puderam sentir a textura do xisto, assim como imaginar o formato das casas, de acordo com uma caracterização mais pormenorizada dos objectos. Inclusive, mexeram em esculturas feitas por um escultor local, Carlos Rodrigues, detectando assim o significado das mesmas.
Na aldeia de Gondramaz, foram realçadas as linhas guia que se encontram ao longo da aldeia, facilitando assim uma melhor orientação e mobilidade das pessoas com deficiência visual e motora.
No Candal, apesar do piso ter alguma inclinação, também existe acessibilidade para pessoas com deficiência motora.

Todos os visitantes realçaram a frescura, os aromas, as texturas, que as Aldeias do Xisto proporcionam a quem as visita.

Esta iniciativa contou com o apoio da ARCIL, que cedeu o transporte e também com a excelente disponibilidade e boa vontade de 2 motoristas, o Sr. António Nunes e o Sr. Manuel Rodrigues (ARCIL).
A Câmara Municipal da Lousã também patrocinou este evento, cedendo o combustível.


Isabel Dias José Moreira

Sunday, August 5, 2007

A Provedoria na RTP – Programa “ CONSIGO”

Provedor

No âmbito da acção de sensibilização para o desenvolvimento da prática de parapente e de outras actividades de desporto e lazer acessíveis a todos, que decorreu nos dias 18 a 21 de Julho, deslocou-se à Lousã uma equipa de filmagens do Programa “CONSIGO”, com a finalidade de fazer uma reportagem sobre as condições que a Lousã dispõe para se tornar um destino turístico acessível.

O Programa “CONSIGO” que é transmitido todos os Domingos, na RTP2, por volta das 11h30m, é um magazine televisivo semanal resultante da parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e a Rádio e Televisão de Portugal (RTP). Tem como finalidade a apresentação de projectos inovadores de inclusão social, histórias bem sucedidas de pessoas com deficiência/incapacidade e experiências de referência para a mudança de atitudes. O Programa “CONSIGO” apresenta ainda propostas culturais acessíveis, importantes para a qualidade de vida das pessoas com mobilidade condicionada.

Tendo em conta a realização da reportagem, foram filmados vários espaços, nomeadamente, Câmara Municipal da Lousã, Hotel Mélia, Restaurante “O Burgo”, o Gabinete da Provedoria, Biblioteca Municipal da Lousã, Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, (etc), tendo como objectivo dar a conhecer alguns locais acessíveis, inclusive, aqueles que foram certificados com o Selo “Lousã Acessível”.

Foi efectuada uma entrevista ao Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Dr. Fernando Carvalho que salientou o trabalho que está a ser feito no âmbito das acessibilidades e a sua importância no dia-a-dia das pessoas com mobilidade condicionada.

O Provedor Municipal das Pessoas com Incapacidade, José Ernesto Carvalhinho, no âmbito da entrevista, realçou a importância do Turismo acessível para todas as pessoas, incluindo sobretudo, as pessoas com mobilidade condicionada (idosos, pessoas com vários tipos de deficiência, grávidas …), uma vez que as condições acessíveis significam um maior nível de qualidade dos serviços e conforto para todos os potenciais utilizadores, o que resulta numa maior procura. Pode-se dizer que a Lousã tem condições sociais e económicas para se desenvolver uma prática de turismo acessível para todos.

Quanto à realização da acção de formação sobre desporto adaptado, referiu que “a sua prática está integrada num projecto que tem como intuito certificar a Lousã como primeiro destino acessível do País.”

O Presidente da Direcção da ARCIL, Dr. Marques Leandro, também deu o seu contributo para esta reportagem, tendo referenciado a importância da prática de desportos radicais adaptados e, concretamente, desta acção de formação realizada na Lousã, dinamizada pela Associação francesa HANIMA, uma entidade com uma vasta experiência nesta área.

LOUSÃ ACESSÍVEL – Partilhar Sensações

Leonardo


Decorreu entre os dias 18 e 21 de Julho na Lousã uma acção de sensibilização para o desenvolvimento da prática de parapente e de outras actividades de desporto e lazer acessíveis a todos.
Esta acção de sensibilização foi dinamizada por dois elementos da Associação francesa HANIMA, que possuem uma vasta experiência na realização deste tipo de desporto adaptado.

Enquadrou-se no âmbito de um projecto de certificação do concelho da Lousã como destino de Turismo Acessível, e foi organizada pela Câmara Municipal da Lousã, Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade, ARCIL, DRE – Direcção Regional de Economia do Centro, ESEC – Escola Superior de Educação de Coimbra, Melia Palácio da Lousã Boutique Hotel, a consultora RDPE e a Montes d´Aventura.

Pretendeu-se abranger, sobretudo, prestadores de serviço de Parapente, tendo como finalidade a aquisição de conhecimentos sobre a prática desta modalidade, especificamente dirigida a pessoas com mobilidade condicionada (cadeira de rodas etc..), profissionais do desporto e da reabilitação e, de uma forma mais acentuada, pessoas com deficiência/incapacidade.
Para além do parapente, foram realizadas outras actividades, nomeadamente, demonstrações de cadeira de rodas “todo o terreno” e ainda, a realização de percursos de montanha, com o recurso à cadeira “la joelette”.

De entre os vários intervenientes, que participaram na actividade do Parapente adaptado, destacaram-se dois elementos do grupo técnico da Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã, são eles, José Moreira, cego, Auxiliar de massagista na ARCIL e António Leonardo (deficiência motora), Professor de Físico-Química. Ambos relataram as suas experiências como “indescritíveis”, realçando a sensação de liberdade que sentiram quando se encontraram a voar de parapente. Ultrapassando as suas próprias limitações físicas, comprovaram a ideia de que TUDO É POSSÍVEL!

Pretendeu-se desta forma, sensibilizar as pessoas, partilhar sensações e, lançar a primeira pedra, para que no futuro, a prática de desporto adaptado, seja uma realidade visível na Lousã.