Friday, July 20, 2007

LOUSÃ ACESSÍVEL

Partilhar Sensações - Acção de sensibilização para o desenvolvimento da prática de parapente e de outras actividades de desporto e lazer acessíveis a todos – 18 a 21 de Julho de 2007

Entre os dias 18 e 21 de Julho de 2007 decorrerá na Lousã uma primeira acção de sensibilização para prestadores de serviço de Parapente no âmbito da prática desta actividade por pessoas com mobilidade condicionada, em equipamentos de voo de dois lugares, com cadeira de rodas especialmente desenhada para o efeito. Dois elementos da Associação HANIMA (França) deslocam-se á Lousã para dinamizar Workshops de desporto e animação turística dos quais fazem parte ainda a prática de todo o terreno em cadeira de rodas e a realização de percursos em montanha com equipamento especializado (la joelette). As acções a desenvolver destinam-se a instrutores de Parapente, a empresas de Animação Turística, a profissionais das áreas do Desporto e da Reabilitação, a estudantes e, de forma destacada, a pessoas com deficiência que pretendam participar nas actividades e experienciar sensações diferentes.

Esta acção enquadra-se no âmbito de um projecto de certificação do concelho da Lousã como destino de Turismo Acessível, da responsabilidade de um conjunto de entidades – Câmara Municipal da Lousã, Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade, ARCIL, DRE – Direcção Regional de Economia do Centro, ESEC – Escola Superior de Educação de Coimbra, Melia Palácio da Lousã Boutique Hotel, a consultora RDPE e a Montes d´Aventura.

Monday, July 16, 2007

Audio-guia em fase experimental na Lousã

A Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã promoveu, em parceria com a Câmara Municipal da Lousã, a criação de um serviço de audio-guia, que se encontra ainda em fase experimental.

Este serviço, que irá estar disponível no Posto de Turismo, permite ao visitante escolher o local e os pontos de interesse turísticos a visitar. Numa fase inicial, a informação em áudio será facultada somente, na versão portuguesa.

A narração sobre os pontos turísticos (monumentos...) poderá ser ouvida em qualquer ocasião, premindo o número respectivo, num simples Leitor de MP3.

O objectivo deste serviço é disponibilizar a todas as pessoas uma informação turística acessível, proporcionando assim, uma visita mais agradável à Vila da Lousã.

Filme da BBDO finalista em Cannes

Bogueira é praia acessível

A praia fluvial da Bogueira, em Casal de Ermio, recebeu dia 3 de Julho a bandeira “praia acessível”. Foi entregue também ao presidente da Junta de Freguesia local o selo “Lousã acessível” que certifica todos os locais do concelho com acessibilidade

A tarde foi de festa, já que a Bogueira é a primeira praia fluvial do concelho a receber o título. Nuno Bravo, representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, entidade que emite os galardões, mostrou-se satisfeito pela iniciativa do Município e da Junta, salientando o esforço tido para apetrechar o espaço de condições para que todos lhe possam aceder.
José Humberto, presidente da Junta de Freguesia mostrou-se orgulhoso pelos acontecimentos, divulgando ser sensível à causa dos cidadãos com deficiência. Jorge Cosme, chefe de gabinete do governador cvil de Coimbra, salientou que a freguesia está a dar um passo em frente, sendo das primeiras praias do distrito a adquirir essa distinção. Jorge Cosme referiu-se ainda às bandeiras azuis existentes no distrito. “Temos a bandeira azul mais antiga do país na praia de Mira”, frisou.
Aproveitando a deixa, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Carvalho, sublinhou que conquistar a bandeira azul seria evoluir para outro patamar, para o qual a autarquia estaria disposta. Endereçando uma palavra de apreço aos funcionários da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia pelo trabalho efectuado num curto período temporal, o autarca divulgou que as obras levadas a cabo na praia representavam um investimento de 30 mil euros (seis mil contos).
Além das obras efectuadas para tornar a praia acessível, o local sofreu melhoramentos devido aos danos causados pelas cheias no Inverno. Foi construída a rampa de acesso à praia para cadeiras de rodas, sanitários para cidadãos com deficiência e criados lugares para estacionamento. Devido aos estragos das enxurradas foi erguida uma nova esplanada, renovada a parte do passadiço em cima do açude, foi levantada a parte que reforça a esplanada e ainda construído um edifício com um bar novo. No espaço onde antes se vendiam as bebidas será erguido um palco definitivo para espectáculos.
O projecto “Praia Acessível/Praia para Todos” foi uma iniciativa da Comissão Nacional de Coordenação para o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência e tem como principal objectivo permitir que toda a gente possa usufruir das praias marítimas e fluviais. Para merecer o galardão de praia acessível, o local tem de ter acesso pedonal, estacionamento ordenado, acesso à zona de banhos, passadeira no areal, sanitários adaptados e acesso ao posto de socorros.
Depois de Casal de Ermio, a Câmara da Lousã pretende tornar a praia fluvial da Sra da Graça, em Serpins, também acessível.
Fonte: Jornal Trevim

Wednesday, July 4, 2007

Bandeira de Praia Acessível na Bogueira

praia acessível

A praia fluvial da Bogueira, em Casal de Ermio, hasteou ontem a bandeira de Praia Acessível, numa cerimónia que contou com a participação de algumas pessoas com mobilidade reduzida

O invisual José Moreira, terapeuta da Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã (Arcil), e João Henriques, consultor da provedoria Municipal das Pessoas com Deficiência, que se desloca em cadeira de rodas, foram algumas das pessoas que testaram ontem a acessibilidade à praia fluvial da Bogueira, em Casal de Ermio (Lousã),
O hastear da bandeira contou entre os assistentes com o chefe de gabinete do governador civil de Coimbra, Jorge Cosme, um representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Nuno Bravo, o presidente da Junta de Freguesia de Casal de Ermio, Jorge Humberto e o provedor municipal das pessoas com deficiência, Ernesto Carvalhinho.
«Tem sido uma das nossas grandes preocupações a questão das acessibilidades», sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Lousã, Fernando Carvalho, destacando o investimento de cerca de 30 mil euros na requalificação e construção de novos equipamentos na Praia da Bogueira.
Para a obtenção do galardão, teve de reunir vários requisitos, entre eles ter boa qualidade da água, fácil acesso pedonal, estacionamento ordenado e reservado, acesso de nível ao areal, passadeiras e outros equipamentos o mais próximo possível da água, instalações sanitárias e de fácil acesso, serviço de primeiros socorros e nadador-salvador.
Situada no Rio Ceira, numa zona bastante arborizada, a Praia da Bogueira reparte-se entre as duas margens do rio, integrando um parque de merendas, campo de jogos, parque infantil e zonas verdes e permitindo passeios de canoa.
Depois das praias de Canaveias (Góis) e Louçainha (Penela), a da Bogueira é a terceira no distrito de Coimbra a receber a Bandeira de Praia Acessível, atribuída pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
Na sua intervenção, Fernando Carvalho adiantou que a próxima preocupação da autarquia nesta área é intervir na praia fluvial de Serpins, que ficou danificada com as cheias do Inverno. Segundo o autarca, está adjudicada a empreitada para reparar os estragos provocados pela intempérie.
Para o chefe de gabinete do governador civil, Jorge Cosme, a bandeira de Praia Acessível representa «um passo em frente nas perspectivas de mobilidade, em que o concelho da Lousã anda bem à frente de outros».
Em representação da CCDRC, Nuno Bravo, destacou o esforço da autarquia e da Junta de Freguesia de Casal de Ermio para que a praia da Bogueira seja «um espaço com os meios para que todos os cidadãos tenham acesso», manifestando o desejo de atribuição de mais galardões na região.
A praia fluvial da Bogueira foi ainda certificada com o selo Lousã Acessível, da Provedoria Municipal das Pessoas com Deficiência da Lousã.

Fonte: Diário de Coimbra

Praia da Bogueira acessível a todos

w.c. acessível


Na cerimónia em que hasteou a bandeira de “Praia Acessível” na Praia Fluvial da Bogueira, Fernando Carvalho anunciou a construção de duas ETAR’s e o começo das obras da variante a Foz de Arouce.

A Praia Fluvial da Bogueira, em Casal de Ermio, Lousã, recebeu ontem a bandeira de “Praia Acessível”, numa cerimónia que serviu também para inaugurar as obras de requalificação daquele espaço. O galardão, que foi atribuído numa sessão que contou com a participação de autarcas e convidados, atesta as preocupações da autarquia quanto “à mobilidade das pessoas com deficiência”, salientou ontem na cerimónia Fernando Carvalho, presidente da Câmara Municipal da Lousã.
Na cerimónia, Fernando Carvalho realçou a colaboração entre a Câmara Municipal da Lousã e a Junta de Freguesia de Casal de Ermio na revalorização do espaço da praia fluvial, onde foram recuperadas algumas estruturas e outras construídas de novo. No total, referiu o autarca, o investimento rondou os 30 mil euros.
Uma das próximas intervenções de requalificação, adiantou Fernando Carvalho, terá lugar na Praia Fluvial de Serpins, que sofreu diversos danos causados pelas últimas cheias.
Na sessão, Nuno Bravo, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), realçou “o grande valor social” daquele espaço, dotado “com os meios necessários para permitir o acesso de pessoas com mobilidade reduzida”.
Também Ernesto Carvalhinho, responsável pela Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade, salientou o facto de a Praia da Bogueira ser “a primeira praia acessível” do concelho da Lousã. Uma circunstância que levou o provedor a entregar ontem ao presidente da Junta de Freguesia de Casal de Ermio o selo de certificação “Lousã Acessível”, que tem sido atribuído a diversas infra-estruturas do concelho.
Por seu turno, o presidente da Junta de Freguesia de Casal de Ermio, José Humberto Simões, confessou o seu “orgulho em estar a inaugurar um espaço acessível a pessoas com deficiência”.
Ao intervir na cerimónia, Jorge Cosme, presente em representação do governador civil de Coimbra, acentuou a importância das preocupações com a acessibilidade das pessoas como mobilidade reduzida. Jorge Cosme aproveitou também para realçar “a preocupação ambiental” comum a diversas autarquias do distrito, lembrando que a Praia de Mira tem a “Bandeira Azul” mais antiga do país.
Dotada de diversas infra-estruturas, nas duas margens que rodeiam o espelho de água, a Praia da Bogueira convida ao lazer e ao divertimento nos dias mais quentes. Parque de merendas, parque infantil, campos de jogos e um café com esplanada juntam-se aos novos balneários e a uma pequena piscina, reservada a crianças e a pessoas com deficiência, construída junto a um espaço relvado.
Na cerimónia estiveram presentes José Moreira, terapeuta e invisual que está ligado à ARCIL, e João Henriques, que sofre de deficiências motoras e é colaborador da Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade, que ajudaram a testar as soluções de acessibilidade adoptadas na Praia Fluvial da Bogueira.

Avança a construção
de duas novas ETAR’s

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal da Lousã anunciou o início, para breve, das obras de construção das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Serpins e da Lousã.
A empreitada de construção da ETAR de Serpins já foi consignada e está orçamentada em cerca de 1,2 milhões de euros, adiantou Fernando Carvalho, explicitando que esta infra-estrutura irá servir uma população de cerca de 2.500 habitantes e deverá estar concluída dentro de 14 meses.
Quanto à ETAR da Lousã, as obras deverão ser consignadas esta semana. Neste caso, a ETAR, que irá servir cerca de 25 mil pessoas, custará cerca de três milhões de euros e deverá estar concluída dentro de dois anos.
Tratam-se de obras integradas no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento do Baixo Mondego-Bairrada, referiu o autarca, ao sublinhar que, quando estiverem concluídas, estas obras ajudarão as praias do concelho a obter, a par do galardão de “Praia Acessível”, também a “Bandeira Azul”.

Começaram as obras
da variante a Foz de Arouce

O presidente da Câmara Municipal da Lousã, Fernando Carvalho, anunciou, durante a cerimónia, que também ontem arrancaram as obras de construção da variante a Foz de Arouce. Esta é uma reivindicação antiga da população e autarcas, e trata-se de uma das maiores empreitadas, em termos de investimento, a realizar no concelho. O troço em causa, que terá à volta de sete quilómetros, está orçado em cerca de 17 milhões de euros. A nova variante, cujas obras se iniciaram ontem nas proximidades das instalações da Associação Cristã da Mocidade (ACM), em Foz de Arouce, permitirá, quando estiver concluída, ligar a Lousã à Estrada Nacional 17. O objectivo do novo troço é desviar o trânsito do interior de Foz de Arouce, que é, desde sempre, o estrangulamento mais significativo da ligação Lousã-Coimbra, proporcionando uma ligação rápida da vila da Lousã à EN 17, ao encurtar significativamente a ligação a Coimbra. No centro de Foz de Arouce circulam veículos apenas num sentido, de modo alternado, uma dificuldade de circulação que tem sido encarada como um dos factores de “interioridade” do concelho e que muitos consideram que tem afastado investimentos da Lousã.

Fonte: Diário as Beiras

Bandeira “Praia Acessível” na Praia Fluvial da Bogueira

No passado dia 3 de Julho, foi inaugurada a Praia Fluvial da Bogueira, em Casal de Ermio, como sendo a primeira Praia Fluvial acessível, no concelho da Lousã. Foi-lhe atribuída a Bandeira “Praia Acessível”, por um representante da CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro).

Esta iniciativa, surgiu de uma candidatura realizada pela Câmara Municipal da Lousã ao Programa “Praias Acessíveis, Praias para Todos”, coordenado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação e tendo como parceiros activos, a CCDRC, Direcção Geral do Turismo, INAG – Instituto da Água (entre outros). O principal objectivo é tornar acessíveis as praias portuguesas (marítimas e fluviais), a pessoas com mobilidade condicionada, tendo em atenção a aplicação do Decreto-lei 163/06, de 8 de Agosto.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Lousã, do Presidente da Junta de Freguesia de Casal de Ermio, de um representante do Governador Civil de Coimbra, do Provedor Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã, entre outros intervenientes. O Dr. Fernando Carvalho, Presidente da Câmara da Lousã, salientou o empenho e os esforços conjuntos da Câmara Municipal da Lousã e da Junta de Freguesia de Casal de Ermio, na requalificação da Praia Fluvial da Bogueira.
Pretende-se que no próximo ano, seja a Praia Fluvial de Serpins a iniciar as obras de acessibilização.

As questões relativamente às acessibilidades, ficaram a cargo dos elementos do Grupo Técnico de Acessibilidades da Provedoria, nomeadamente, o José Moreira (ARCIL), João Henriques, António Leonardo e Verónica Pedro (ARCIL), que se empenharam em dar o seu contributo para tornar a Praia Fluvial num espaço de lazer acessível a todas as pessoas, incluindo, as pessoas com mobilidade condicionada.


No final, foi ainda entregue o Selo “Lousã Acessível” ao Presidente da Junta de Casal de Ermio, pelo Provedor, José Ernesto Carvalhinho, que referiu “a finalidade deste Selo, é certificar todos os estabelecimentos que recebem público, que possuam condições de acessibilidade. É um trabalho que a Provedoria pretende continuar a desenvolver.”

Sunday, July 1, 2007

Objectivo: eliminação de barreiras

Cerca de 220 alunos da Lousã participaram no concurso local “Escola Alerta”. O principal objectivo foi a sua sensibilização para a eliminação das barreiras sociais, urbanísticas e arquitectónicas que possam existir

No dia 19, foram entregues os prémios aos melhores trabalhos, feitos por alunos do ensino básico até ao secundário, na Biblioteca Municipal da Lousã. A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Lousã, do Provedor das Pessoas com Deficiência e da Directora Regional Adjunta da Educação do Centro.

“Os trabalhos dos alunos tiveram como intenção inventariar as barreiras existentes no concelho e alertar a comunidade lousanense e os responsáveis para a sua eliminação bem como para prevenir e evitar a sua criação”, referiu Ernesto Carvalhinho, Provedor Municipal das Pessoas com Deficiência, procurando mostrar a importância da sensibilização das crianças, desde pequenas, para uma sociedade inclusiva. Também Jorge Alves, vereador da Acção Social da Câmara Municipal da Lousã adiantou que estes trabalhos permitem à autarquia enquadrar as intervenções do ponto de vista técnico fazendo aquilo que é possível.

Os premiados, na categoria do pré-escolar foi o jardim-de--infância da ADIC, de Vilarinho. Para o 1º e 2º ciclos os vencedores foram os alunos da Escola de Santa Rita, do Agrupamento de Escolas Álvaro Viana de Lemos. A Escola Secundária da Lousã arrecadou o prémio da categoria do 3.º ciclo e do Ensino Secundário. Também foi entregue uma Menção Honrosa ao jardim-de-infância do Centro Social de Casal de Ermio. Estes alunos além de receberem um diploma de participação, também ganharam um cheque no valor de 250 euros na farmácia Serrano, livros e jogos da Papelaria Magro e bilhetes de cinema.

Os trabalhos efectuados pelos alunos da Lousã estão em exposição na Biblioteca Municipal e serão enviados para o Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência.

Este concurso estava inserido no programa Escola Alerta subordinado ao Lema “Acessibilidades a Todos”, desenvolvido pelo Secretariado Nacional de Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência e com a colaboração dos Governos Civis e Direcções regionais de todo o país. A nível local o concurso foi promovido pela Provedoria Municipal das Pessoas com Deficiência e pela Câmara Municipal, com o apoio da Livraria Magro e da Farmácia Serrano.
Fonte: Jornal Trevim

Festa de Entrega de Prémios do Concurso local “Escola Alerta” 2006/07

Escola Alerta

No passado dia 19 de Junho decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal, a entrega de prémios aos trabalhos vencedores e de certificados de participação, no âmbito do concurso local “Escola Alerta”. Esta iniciativa foi promovida pela Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade e pela Câmara Municipal da Lousã.

Estiveram presentes o Vereador, responsável pelo pelouro da Acção Social da Câmara Municipal da Lousã, Dr. Jorge Alves , o Provedor Municipal das Pessoas com Incapacidade, José Ernesto Carvalhinho, uma representante da Directora Regional Adjunta de Educação do Centro, os patrocinadores (farmácia Serrano e livraria Magro) e também, todas as entidades envolvidas.

A cerimónia foi apresentada pelo Prof. Leonardo, elemento do grupo Técnico da Provedoria. A coordenação local deste concurso, ficou a seu cargo e também do Dr. Carlos Batista, responsável pelo Sector de Educação, da Câmara Municipal da Lousã.

O concurso local é uma variante do Concurso “Escola Alerta” nacional, promovido pelo Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência (SNRIPD), com a colaboração dos Governos Civis e das Direcções – Regionais de Educação de todo o país.
Este concurso teve como objectivo sensibilizar as escolas, as crianças e os jovens, para as questões da deficiência, mobilizando-os para o combate à discriminação, através da eliminação das barreiras urbanísticas, arquitectónicas e de comunicação que dificultam ou impedem a acessibilidade e o pleno gozo da sua cidadania.

O concurso local “Escola Alerta 2006/2007” contou com a participação de 227 crianças e jovens, desde o ensino pré-escolar até ao secundário.
Nas três categorias (pré-escolar; 1º e 2º ciclos; 3º ciclo e secundário), concorreram no total oito trabalhos.
Foram, assim, premiados os trabalhos das seguintes escolas:
- Vencedor da Categoria 1, Ensino – Pré-escolar:
Jardim-de-infância ADIC – Vilarinho
- Vencedor da Categoria 2 – 1.º e 2.º Ciclos:
EB1 de Santa Rita (Agrupamento de Escolas Álvaro de Lemos)
- Vencedor da Categoria 3 – 3.º Ciclo e Secundário:
Escola Secundária da Lousã
Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa ao Jardim-de-infância do Centro Social de Casal de Ermio.

Os trabalhos encontram-se em exposição na Biblioteca Municipal da Lousã e serão posteriormente, enviados para o Secretariado Nacional para a Integração e Reabilitação das Pessoas com Deficiência.